Amapá
14.11.2023Dando continuidade no planejamento para a implantação da política de ensino profissionalizante na rede de ensino, o Governo do Amapá promoveu na manhã da segunda-feira, 13, uma reunião com gestores de escolas de tempo integral e centros profissionalizantes. O objetivo do encontro foi alinhar com gestores dos municípios de Macapá e Santana, a implementação do projeto em 2024.
No encontro, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), apresentou os cursos que serão lançados em 2024. Eles foram selecionados a partir de pesquisas e motivações econômicas do estado. O momento é considerado ímpar e visou não apenas informar, mas validar e enriquecer a política proposta pelo Governo. A participação ativa de representantes das escolas em tempo integral e dos centros profissionalizantes nessa construção, reflete a abordagem inovadora desse processo.
O planejamento vai além da esfera educacional, estendendo-se a colaborações intersecretariais, envolvendo áreas como juventude, trabalho, empreendedorismo e tecnologia. A proposta é considerada uma política do governo estadual. O vice-governador Teles Júnior, inclusive, chegou a liderar reuniões estratégicas, reconhecendo que a formação profissional não se limita a preparar indivíduos para o mercado de trabalho, mas também os capacita a moldar o futuro do estado.
Os cursos dão ênfase na sustentabilidade, economia e desenvolvimento e reflete uma visão holística que, busca não apenas empregar os educandos, mas também capacitá-los a contribuir para a melhoria do Amapá, como salientou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Antonia Andrade.
“É um momento em que a Secretaria de Educação, junto com as escolas e os centros, se reúnem para discutir a política. A gente pensa que é um momento inovador, porque nós não podemos desenvolver uma política científica, profissional e tecnológica junto às nossas escolas, sem a participação deles”, esclareceu a secretária Antônia.
Além da apresentação da situação atual dessa modalidade no ensino no Estado e dos cursos, os gestores participaram de dinâmicas propostas pelo grupo de trabalho da Seed, e puderam expressar suas opiniões. A ideia é que em 2024 essas escolas passem a oferecer ensino profissionalizantes em sua base curricular como projetos pilotos.
O encontro é mais uma etapa de uma série de reuniões que moldarão a implantação da política educacional profissionalizante em 2024. Os estudos conduzidos pela Seed e pela Fundação Itaú começaram a ser discutidos ainda em 2022.
Desde então, vêm acontecendo reuniões entre os técnicos da instituição e da secretaria para buscar alternativas de implantação de novos cursos, como a manutenção dos que já estão sendo ofertados.