Goiás tem 389 escolas inscritas no Prêmio Gestão Escolar 2020

Projetos e Premiações

04.09.2020

A edição 2020 do Prêmio Gestão Escolar contará com 389 projetos goianos na disputa pelo título de referência nacional. A premiação, que elegerá projetos e experiências inovadoras implementados nas escolas durante o período de afastamento social, teve as inscrições encerradas no último dia 31 e segue agora para a etapa estadual.

Além de gestores de escolas da Educação Básica pública, puderam se inscrever na premiação coordenadores e professores de diferentes áreas do conhecimento. O objetivo, de acordo com os organizadores, é reconhecer as equipes escolares que têm encontrado alternativas criativas e inovadoras para manter o clima educacional apesar da pandemia de Covid-19.

Em Goiás, 366 projetos da rede estadual e 23 projetos das redes municipais estão nesta primeira etapa e serão avaliados pelo Comitê Estadual do concurso, responsável por eleger os representantes do estado na etapa regional. Na última etapa, apenas um projeto poderá representar a região Centro-Oeste.

O resultado final do Prêmio Gestão Escolar 2020 e o anúncio da iniciativa Referência Nacional estão previstos para o dia 10 de dezembro deste ano.

Representantes

A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Anápolis é a regional goiana com o maior número de projetos inscritos. Ao todo, são 39 escolas estaduais e uma escola municipal concorrendo ao PGE deste ano.

Outras três CREs também se destacaram pela quantidade de projetos inscritos na premiação. São elas: Trindade (28 inscritos); Goiânia (28 inscritos); e Aparecida de Goiânia (27 inscritos).

Já a regional de Educação de Iporá, vencedora da etapa estadual do prêmio em 2017, conta com oito iniciativas inscritas, sendo todas elas escolas da rede estadual. A perspectiva é que, dentre as 366 unidades da rede inscritas, uma delas siga para as demais etapas do concurso.

O prêmio

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) em parceria com a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Lançado em 1998, o prêmio contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. 

Nesta edição, o concurso tem o patrocínio da Fundação Itaú para a Educação e Cultura e conta com a parceria das organizações Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e Univesp.