Goiás já tem seus representantes nos Jogos Escolares da Juventude de 2019

Jogos Escolares da Juventude

10.10.2019

A rede estadual de educação foi o grande destaque na etapa final dos Jogos Estudantis de Goiás, nas disputas das modalidades individuais. A competição foi realizada nos dias 4 e 5 de outubro em Anápolis e envolveu quase 1.900 alunos-atletas das redes pública e particular de ensino de todas as partes do Estado.

Dos 115 jovens atletas selecionados, 74 estudam em escolas públicas estaduais. São eles que irão representar o Estado de Goiás nos Jogos Escolares da Juventude, que serão promovidos no mês de novembro em Blumenau (SC).

Nesta última etapa, as provas disputadas durante os Jogos Estudantis de Goiás foram badmington, vôlei de praia, ciclismo, judô, tênis de mesa, atletismo, natação, luta olímpica, xadrez e ginástica rítmica. As equipes foram divididas em masculino e feminino e por faixa etária: infantil (12 a 14 anos); e juvenil, (15 a 17 anos).

Na rede pública estadual, a unidade educacional que conquistou o maior número de vagas foi para o CEPMG Nestório Ribeiro, de Jataí, com oito classificados. Em segundo lugar ficou o Cepi Finsocial, em Goiânia, com cinco selecionados. As duas instituições de ensino se destacaram principalmente nas provas de atletismo (masculino e feminino).

Colégios militares

Outra unidade educacional que chamou a atenção foi o Colégio Estadual Manoel Vilela, em Jataí, que voltou para casa com três medalhas nas disputas de badmington. O CEPMG Nestório Ribeiro garantiu duas vagas neste esporte.

Dentro da rede pública estadual, os colégios militares foram destaque, com dez deles classificando alunos-atletas para os Jogos Escolares da Juventude. Em seguida aparecem os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), representados por quatro unidades.

Além dos alunos-atletas selecionados nas disputas individuais, Goiás será representado também por duas outras equipes, campeãs nos esportes coletivos. São elas o futsal masculino do Colégio Estadual Félix de Almeida, de Itumbiara, e de handebol masculino do Colégio Estadual Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde.

Os Jogos Estudantis de Goiás são promovidos pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual de Educação e são coordenados pela Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação.