Goiás está implementando a BNCC do Ensino Médio em várias frentes

BNCC Ensino Médio

25.06.2019

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio está em fase de implementação. Para isso, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação do Estado, está realizando, através da Superintendência de Ensino Médio, uma série de etapas previstas para sua efetivação em Goiás.

Em 2018, foi realizada uma ampla consulta pública proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) ao texto preliminar da BNCC, com a participação dos professores (as) de todas as áreas do conhecimento. As sugestões e críticas foram enviadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e, em dezembro de 2018, o texto final da Base foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC).   

BNCC participativo

O Dia D da BNCC do Ensino Médio foi realizado no dia 19 de junho e foi uma ação proposta pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual da Educação/Superintendência do Ensino Médio que, além de organizar a formação, disponibilizou material em vídeos, questionários direcionados, estudo das competências e habilidades da BNCC e plano orientador para a realização do Dia D nas unidades escolares.

No Dia D, os professores goianos tiveram a oportunidade de aprofundar os estudos do documento e analisar o nível de clareza e pertinência de cada competência e habilidade, percebendo os componentes curriculares de cada área do conhecimento nas quatro áreas: Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

A ideia da implantação da BNCC do Ensino Médio é tornar o professor participante do processo de construção do novo currículo para o Estado. Para tanto, a SEDUC quer ouvir a opinião dos profissionais das diferentes áreas que vivem de perto a realidade nas instituições de ensino e assim criar um espaço para compartilhar conhecimentos, estreitando o canal de comunicação com a comunidade escolar. 

A rede estadual de Goiás possui aproximadamente 13 mil professores regentes e em torno de 200 mil estudantes de Ensino Médio, que foram convidados a contribuir com o processo de implementação da BNCC/EM no nosso Estado.

Entenda a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. 

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que esperam que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A Base é uma referência obrigatória, mas não é o currículo. Seu papel será o de orientar a revisão e a elaboração dos currículos nos estados e nos municípios.