Gincana Virtual Sergipe 200 premia escolas que se destacaram com atividades voltadas à sergipanidade

Sergipe

27.11.2020

Um momento para reafirmar a Sergipanidade. Foi desta forma que a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), realizou nesta quinta-feira, 26, a premiação da Gincana Virtual Sergipe 200, ação que mobilizou as escolas estaduais de Aracaju e integrou a programação do Bicentenário de Sergipe. Na solenidade foram agraciadas nove escolas vencedoras dos ensinos fundamental (anos iniciais e finais) e médio. A entrega ocorreu na quadra do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária.

A gincana teve como objetivos estimular os estudos, promover trabalhos coletivos, envolver virtualmente a comunidade escolar e valorizar as potencialidades de Sergipe. A professora Gilvânia Guimarães, diretora da DEA, conta que a ideia foi dinamizar o processo de aprendizagem, utilizando as mais variadas ferramentas tecnológicas em favor da educação e valorização da cultura, identidade e memória do estado. “Trata-se de uma ação articulada entre todos os profissionais da educação nesse período de aulas não presenciais. É a celebração de nosso Estado, nossa gente e de nossa cultura em nossas escolas”, frisou

Durante a disputa, cada modalidade de ensino, representada por equipes de cada escola participante, executou atividades específicas, como a confecção da bandeira de Sergipe, apresentação da culinária típica sergipana, paródias, relatos em vídeo, declamação, variação linguística, apresentação de repentes e muito mais. Puderam competir, em grupos de até 10 alunos, crianças e adolescentes matriculados nas unidades escolares circunscritas à DEA, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Técnico da Educação Profissional.

Na categoria ensino médio, o Colégio Estadual Tobias Barreto foi a escola campeã, alcançando a maior pontuação. Segundo o diretor Judson Augusto Oliveira Malta, o prêmio veio para coroar o excelente trabalho da equipe envolvida, sobretudo o engajamento dos alunos que aceitaram o desafio. “Os alunos deram a cara a esse projeto. Eles realmente fizeram todo o trabalho, e a gente só entrava com a orientação. O mérito é todo de nossos alunos”, destacou o professor, lembrando ainda que a atividade possibilitou a descoberta de talentos.

Para a aluna Emilly Felix da Mota, do 2º do ensino médio do Tobias Barreto, membro da equipe ‘Se avexe não, que Sergipe é 200tão’, a experiência de participar da Gincana Virtual foi muito positiva. “Foi muito inspirador porque a gente pode se reinventar nesse momento e descobrir outros colegas muito talentosos”, pontuou a jovem. Em segundo lugar ficou o Colégio Estadual José Rollemberg Leite, com a equipe ‘Os Malafogados de Serigy’; e em terceiro ficou o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, com a equipe ´Del-Rei Sergipense’.

Os destaques do Ensino Fundamental também demonstraram muita criatividade na condução dos trabalhos. Nos anos finais, o primeiro lugar ficou com o Centro de Excelência Professora Maria Ivanda Nascimento Carvalho, representado pela equipe ‘Tribal MI’; em segundo, o Colégio Estadual Santos Dumont, com a equipe ‘Sergipe Del Rey; e na terceira colocação a Escola Estadual 8 de Julho, com a equipe ‘Arriégua’.

Artista da música e professora de Arte no Colégio Maria Ivanda, Lenaide Correia de Oliveira destacou a importância da gincana. “Foi desafiador, ainda mais em um momento em que estávamos impactados com a pandemia, abalados emocionalmente, e associado a isso, o impacto de ter que convencer os alunos que não gostam de se expor, e aqueles que se prontificaram a participar, mas não sabiam do que se tratava. Em seguida conseguimos convencê-los, com o apoio da direção e de outros professores. Depois disso, eles vieram com tudo e foi uma experiência gratificante porque acabou trazendo curas para nossas almas em outros aspectos”, declarou.

Já nos Anos Iniciais, o destaque ficou para as seguintes escolas: na primeira colocação, a Escola Estadual São Lourenço, com a equipe ‘Pequeno Arretado; segundo lugar, Escola Estadual Geraldo Barreto Sobral (CAIC), com a equipe ‘Êta CAIC Arretado´; e em terceiro lugar, a Escola Estadual São Cristóvão, com a equipe ‘Meu Papagaio’.

O diretor do São Lourenço, professor Alexandre José de Jesus, acompanhado da coordenadora Karen Virginio, reiterou o comprometimento da comunidade escolar, sobretudo o apoio das famílias para a execução das atividades. “O prêmio veio para coroar esse trabalho tão lindo realizado pelos nossos alunos”, disse. Dentre as tarefas, o São Lourenço se destacou na produção de paródias, representação dos pontos turísticos, confecção da bandeira, a qual foi construída por cada aluno, entre outras.

Acompanhando a premiação, a empresária e chefe de cozinha, Seichele Barboza, também enfatizou a contribuição da Gincana Virtual para a valorização da Sergipanidade. Ex-aluna da rede pública estadual, ela assegura que ações desse gênero, especialmente quando é feito no ambiente escolar, potencializam nossas riquezas e promovem o resgate da nossa identidade. “Eu sou cria da escola pública e tenho muito orgulho disso”, concluiu.