Gincana Literária movimenta estudantes e estimula participação na Sala de Leitura

Roraima

18.06.2019

Por: Marília Mesquita 

Fotos: Ascom/Seed

Com o objetivo de valorizar os escritores locais, promover a interação dos alunos com os mesmos, e estimular a prática da leitura, a Escola Estadual Doutor Ulysses Guimarães em Boa Vista - RR promove nesta quarta-feira, 19, a VIII Gincana Literária com o tema ‘Autores em terra de Makunaima’. O evento ocorre na quadra poliesportiva das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“Essa é uma forma de ampliar os conhecimentos dos alunos, despertando a curiosidade e o desejo de ler obras literárias regionais”, disse uma das coordenadoras do evento, professora Jeane Oliveira.

As provas antecipadas da Gincana vêm sendo realizada desde 22 de abril sob a orientação dos professores conselheiros de cada turma. Entre as atividades desenvolvidas estão, venda de rifa, para custeio de novos livros para a sala de leitura, confecção de mural com vida e obra do autor defendido, sensibilização de novos alunos para frequentar a sala de leitura.

Além de produção de painel de tecido que represente uma obra, entrevista com o autor defendido, torcida identificada, grito de guerra em forma de paródia, apresentação teatral, melhor torcida organizada e torta na cara com perguntas sobre os autores defendidos.

Os estudantes trabalharam obras de autores como Zezé Maku, Ricardo Dantas, Eli Macuxi, Marcela Monteiro, José Vilela, Leo Cruz, Tanner Menezes, entre os outros. Haverá ainda um momento de interação entre os estudantes e os escritores regionais.

“Durante o desenvolvimento das atividades, as turmas serão avaliadas e assim acumularão pontos. No final da gincana iremos somar os pontos e apresentar as turmas vencedoras”, explicou Jeane.

ESTÍMULO À LEITURA- Desde o inicio da gincana, houve um aumento dos alunos cadastrados na Sala de Leitura da escola. No primeiro bimestre, apenas 189 alunos compareceram ao ambiente. Já no segundo bimestre 290 realizaram o cadastro.

“A Sala de Leitura é um dos ambientes mais importantes da escola e após o início da Gincana houve um interesse maior por parte dos estudantes. Nós ficamos muitos felizes que eles estejam interessados em ler”, salientou a coordenadora.

A Gincana é desenvolvida pela sala de leitura da escola desde 2011. Atualmente está sob a coordenação das professoras mediadoras da Sala de Leitura Jeane, Ronilda Rodrigues e do coordenador pedagógico Leonilto Cruz.

A turma vencedora da Gincana receberá medalha e uma tarde de lazer no shopping com direito a cinema. “A turma escolherá o filme com classificação para idade deles. Essa é uma premiação que os alunos gostam e é maneira também de incentivá-los a participar da gincana”, disse a coordenadora.

A escola Doutor Ulysses Guimarães está localizada na Rua Jerusalém, 833, bairro Doutor Silvio Botelho e atende 850 alunos no Ensino Fundamental.