Gincana de matemática movimenta Escola Técnica Estadual de São Lourenço da Mata

Pernambuco

05.06.2018

Formas geométricas, fórmulas matemáticas, mascotes e números estavam espalhados por toda a Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, localizada em São Lourenço da Mata, durante esta segunda-feira (4). A primeira edição da Gincalculando foi planejada para ocorrer antes da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com o objetivo de revisar os assuntos de uma forma bem dinâmica.

“Reforçar os conteúdos por meio de jogos lúdicos, estimular a criatividade e verificar possíveis dificuldades de aprendizagem são alguns dos nossos motes”, comentou Sandra Bulhões, professora de matemática. Junto com Rosileide Ferreira, que também é professora da disciplina na ETE, Sandra pensou num evento que também pudesse ajudar os estudantes na preparação para a prova da OBMEP. “A aceitação e participação foi muito boa, todos os estudantes participaram ativamente nas tarefas que foram solicitadas, desde jogos até a produção de curtas.

Dentre as atividades que foram realizadas pelos estudantes da ETE Governador Eduardo Campos estavam criação de paródias, mascotes, bolos e roupas com figuras geométricas, dança, produção de curtas-metragens e jogos matemáticos.  Dessa forma, outras disciplinas também foram trabalhadas durante a gincana, executando a interdisciplinaridade.

Juliana Alves, de 17 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio. Para ela, a gincana ajudou a relaxar a pressão do dia que antecede a prova. “A Gincalculando nos ajudou a distrair, tirar o stress e revisar alguns assuntos de maneira bem divertida. A gente aprende, ou revisa, brincando”, alegou a jovem.

Mais fotos no Flickr