Ginásio Pernambucano - 195 anos: lançamento de livro celebra a data

Pernambuco

02.09.2020

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano Cabugá comemorou seus 195 anos de atividade com lançamento de livro sobre a história da instituição nesta terça-feira (01). O encontro aconteceu via transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte e contou com a presença do autor, ex-alunos e convidados. 

O livro “Liceu/Ginásio Pernambucano: Referência no passado e no presente (1925/2020)" é de Manoel Neto Teixeira e pode ser adquirido diretamente pela editora Polys, pelo telefone (81) 99900-8777. A obra abrange três séculos de história, onde o autor faz uma cronologia narrando cada acontecimento, que vão desde fatos históricos do Brasil a detalhes de ex-alunos, como Clarice Lispector e Ariano Suassuna. 

A live contou com a presença da secretária executiva de Educação Integral e Profissional da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Maria Medeiros, a gestora da GRE Recife Norte, Neuza Pontes, o gestor da EREM GP Cabugá, Daniel Oliveira , o gestor da EREM GP Aurora, Paulo Bruno, entre outros convidados. “O sentimento é de celebração, orgulho e gratidão por toda a contribuição do GP e serviço prestado para toda a população pernambucana. Somos referência para o país e essa celebração ultrapassa os séculos e vem ligando gerações”, frisou Maria Medeiros. 

“É uma alegria para mim contar a história do Ginásio Pernambucano como autor e como ex-aluno. O livro deixa claro que nenhuma instituição do Brasil pode destilar esse leque de celebridades e figuras importantes para a história do nosso país como o GP”, detalhou Manoel.

“Para mim, falar do Ginásio é sempre uma emoção, porque eu também tenho uma história lá. É a minha segunda casa. Fui professora, coordenadora, e gestora do GP. E agora, enquanto gestora da Regional, meu coração de amplia ainda mais por conta dos dois prédios (Aurora e Cabugá) construindo mais um capítulo dessa história. Fiquei bastante emocionada com o livro”, acrescentou Neuza.