Gestores participam de congresso que apresentou e debateu novas soluções educativas

Rio de Janeiro

09.06.2024

No sábado (08/06), educadores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (Seeduc Rj) participaram do Congresso EducaAtiva realizado no pavilhão da ExpoMag, no Centro do Rio. O evento reuniu profissionais da educação visando a troca de conhecimento, o acesso a novas soluções educacionais e a participação em palestras e discussões de temas atuais e relevantes para a educação básica.

Para a secretária de Roberta Barreto o evento é uma oportunidade para diretores e coordenadores conhecerem novas soluções em diversas áreas do ensino.

– É muito importante agregarmos valores à gestão do ensino da rede estadual. Os nossos gestores também são empreendedores e têm autonomia pedagógica e administrativa para investirem na melhoria da qualidade do ensino das suas unidades escolares. Por isso, participar de encontros como esse pode ser um diferencial nas escolhas dos itinerários que a escola pública também percorre.

O estande da Seeduc-RJ recebeu os profissionais de ensino da rede e contou com a presença de alunos que integram o Clube de Robótica do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba. A unidade oferece o ensino médio integrado ao curso técnico de telecomunicações. O grupo exibiu para o público presente duas das suas criações, o Fliperama e o Espelho Informativo Digital. O Fliperama é um projeto que combina diversão e aprendizado, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades em programação e eletrônica de forma lúdica e interativa. Já o Espelho Informativo Digital é uma ideia que representa a aplicação prática de tecnologia no cotidiano, proporcionando informações úteis e relevantes de maneira acessível e moderna.

– Este congresso é uma excelente plataforma para compartilharmos nossos projetos inovadores e mostrarmos o talento e o esforço de nossos jovens, além de fortalecer o vínculo entre a educação e a inovação tecnológica – disse o professor Paulo Sérgio Farias, que coordena o grupo.

Integrante do Clube, Luana Clarice Mororo,17 anos, explicou como o fliperama foi criado e mostrou os seus recursos.

 – Na primeira série, eu participei de projetos ligados ao meio ambiente, criando peças com material reciclado. Na segunda, entrei para o clube de robótica e estou gostando muito – contou a estudante que pretende cursar engenharia eletrônica.

Outra mostra do que a rede pública de ensino do estado vem fazendo na área tecnológica para contribuir com o aprendizado dos seus estudantes ficou por conta da equipe da superintendência de Projetos para Educação Especial que levou uma das 350 mesas interativas que a rede recebeu e que conta com recursos como jogos, livros digitais, clipes musicais e desenhos animados para auxiliar os alunos da educação especial. São diversos recursos disponíveis, tudo validado por especialistas e alinhado com a Base Nacional Comum Curricular. A estrutura da ‘playtable’ conta com jogos alicerçados na fonoaudiologia e em metodologias específicas para crianças com autismo, síndrome de Down, surdos, entre outros, tanto para o uso clínico quanto para o trabalho de inclusão nas escolas. Sua metodologia é baseada no lúdico: jogos com temáticas cativantes para uma rotina prazerosa, beneficiando crianças de várias faixas etárias.

Para o superintendente Daniel Bove, a aquisição tecnológica, já disponível nas salas de recursos das escolas da rede, vai auxiliar os educadores nas conexões necessárias ao processo ensino aprendizado.

– Ela traz os nossos componentes curriculares em formato de game e transforma o ‘jogar’ em números, quantificando e promovendo a análise de diversos dados, deixando bem clara a evolução do aluno. Esse é o grande ganho para a educação. O professor vai entender a evolução do aluno no dia a dia, auxiliado por uma plataforma e gráficos. Vai poder comprovar o que ele já está percebendo por meio da sua avaliação e experiência profissionais.

Após uma manhã de palestras com convidados, os participantes puderam optar por vários encontros para discutir diferentes temas educacionais.

Foto: Bruno da Matta /Seeduc-RJ