Gestores Escolares discutem estratégias pedagógicas de formação focada na aprendizagem

Tocantins

12.01.2024

O Seminário “PROFE Líderes: Formação de Gestores Escolares” finaliza nesta sexta-feira, 12, em Palmas. Realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o evento ocorre no Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya e na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Palestras e mesas-redondas tratam de temas diversos como busca ativa, aprendizagem, ensino, parte financeira e gestão de modo geral. Tudo isso com foco no principal objetivo que é melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem.

O alinhamento das ações de gestão é uma das partes fundamentais esperadas pela maioria dos participantes. A diretora da Escola Estadual de Tempo Integral Rita Andrade dos Santos, de Paraíso do Tocantins, professora Nátila Poliana Caldeira da Silva Félix, comentou sobre a relevância da discussão a respeito do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “É necessário desmistificar a questão da nota da prova do estudante como instrumento único de aprovação de aprendizagem. Precisamos entender todo o contexto da unidade escolar e o local onde o estudante vive, com isso podemos melhorar a aprendizagem, consequentemente os índices educacionais melhoram também”, destacou.

O diretor da Escola Estadual Beira Rio, localizada no distrito de Luzimangues, Emerson Nogueira de Carvalho, destacou a importância das informações repassadas no encontro. “As discussões são importantes pelo conjunto de elementos necessários à composição da nota do Ideb, em que as equipes gestoras devem olhar para o ensino de forma integral. O encontro nos coloca a par das ações que serão desenvolvidas nas escolas para que tenhamos uma transformação cidadã”, pontuou.

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, enfatizou o momento como essencial para alinhamento das ações. “É um momento em que estamos buscando as melhores condições de trabalho para nossa educação. É um compromisso do secretário, professor Fábio Vaz, e do governador Wanderlei Barbosa a garantia de uma educação que transforma”, finalizou.

A diretora da Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaína, Eunice Porto Feitoza, comentou sobre a importância. “Estamos começando um novo ano letivo, e recebendo novos servidores. Assim, nos sentimos mais seguros sobre as informações e alinhamento de ações que irão contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem”, enfatizou. 

 Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins