Intercâmbios
08.01.2015Gestores ganhadores do Prêmio Gestão Escolar (PGE) participaram na terça-feira, 04/10, da primeira aula do curso de Liderança Escolar, do National College for Teaching & Leadership. O curso tem como objetivo capacitar líderes escolares, potencializando qualidades necessárias ao bom gestor e para o desenvolvimento da comunidade escolar.
Durante a aula, foi explicado aos professores brasileiros a estrutura do curso e reiterado que as reflexões construídas por meio do processo de formação seguiriam na direção de entender a importância de professores eficazes, currículo adequado e liderança escolar eficaz.
O curso é ministrado pelos professores Sarah Davies e Anthony Mcnamara e conta também com atividades práticas nas escolas básicas e palestras com renomados professores de universidades inglesas. Com 14 anos de existência, já beneficiou 150 mil educadores, treinando em média 30 mil por ano.
Prestação de contas na gestão escolar - Assunto altamente debatido durante a primeira aula, foi a diferença de formas de prestação de contas entre as escolas brasileiras e inglesas, para a secretária Estadual de Educação do Mato Grosso, Rosa Neide Almeida, a experiência do Reino Unido é uma referência: “É muito interessante a questão da prestação de contas, creio que é o de melhor que fazem, as escolas se organizam para que todos prestem contas de suas metas”.
Para Rosa Neide, que representa o Consed na capacitação, no Reino Unido “os profissionais têm o maior compromisso em prestar contas à comunidade do que fazem”. Segundo ela, os mecanismos de controle e avaliação são mais consolidados. “Eles são muito avaliados, portanto, ações de trabalho é que permitem a continuidade ou não do profissional no exercício da profissão”, afirma asecretária.