Gestores eleitos das CREs 5 e 11 assinam termo de compromisso com educação pública

Mato Grosso do Sul

04.03.2024

A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou a posse dos dirigentes escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) eleitos nas unidades jurisdicionadas na CRE-5 (Coordenadoria Regional de Educação de Dourados) e CRE-11 (Coordenadoria Regional de Educação de Ponta Porã), nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, respectivamente.

Eleições

Promovido pela SED nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o processo eletivo foi realizado no dia 30 de novembro do ano passado, em 313 escolas da Rede Estadual de Ensino, visou escolher os diretores e diretores adjuntos que atuarão no quadriênio 2024-2027, sendo disputado por 769 candidatos.

A eleição para dirigentes escolares teve a participação de servidores da educação, estudantes, pais ou representantes legais, votando no(s) candidato(s) de sua preferência, “processo que fortalece a gestão democrática nas unidades escolares e possibilita o efetivo exercício da participação, essencial à formação do cidadão” lembrou superintentende de Gestão e de Normas Educacionais, Mary Nilce Peixoto dos Santos.

Secretário de Estado de Educação, Hélio Daher mencionou aos dirigentes escolares eleitos das CREs 5 e 11 a importância do comprometimento com a educação pública, “quero agradecer aos diretores que permaneceram e aos que iniciam a missão, dizer que o desafio de direção escolar é complexo, estarão todos os dias na ponta, enfrentando as dificuldades cotidianas da comunidades que a unidade está inserida, com a assinatura do termo de compromisso é importante frisar que a função visa garantir a qualidade do ensino e os meios para a efetiva construção do conhecimento e da aprendizagem dos estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, estamos juntos, toda equipe SED, para garantia deste compromisso”, enfatiza secretário.

CRE-5

A Coordenadoria Regional de Educação - CRE-5 (Dourados) é coordenada pelo professor Nei Elias Coinethe de Oliveira e adjunta Karina de Cássia Garcia, atende 31 mil estudantes das unidades jurisdicionadas da região, Caarapó com 7 escolas, Deodápolis (5), Douradina (1), Dourados (23 escolas e 2 centros), Fátima do Sul (4), Glória de Dourados (3), Itaporã (6), Jateí (2), Laguna Caarapã (1), Rio Brilhante (3), Vicentina (3), Maracaju (4 escolas).

O coordenador Nei Elias Coinethe de Oliveira lembrou aos diretores e adjuntos da CRE 5 sobre novos projetos“ o assessoramento pedagógico aos docentes é extrema importância, será uma virada significativa no que tanje a cuidado da aprendizagem dos estudantes e fará a diferença na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul”.

A diretora Regina Rozania Lima de Araújo, da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, localizada no bairro Deoclácio Artuzzi, em Dourados, menciona sobre o termo de compromisso, “O ato representa, em si, a materialização da democracia na gestão escolar. A vontade da comunidade é imprescindível para escolher seus gestores e atuar junto à escola”.

O professor Pascoalino Cornélia Angélico foi reeleito para direcionar a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, “o momento de assinatura do termo de compromisso e posse de diretores e diretores adjuntos trata-se de mais um momento abençoado por Deus, no qual, junto a autoridades educacionais, eu posso, enfim, nós podemos participar, motivar e trabalhar de forma coletiva e acolhedora todas aptas e ávidas a fazer parte do sempre novo mundo direcionado ao conhecimento formal, ou seja, a união em prol da educação é princípio, meio e fim maior, sempre”.

Cre–11

Coordenadoria Regional de Educação - CRE-11 (Ponta Porã) é coordenada pelo professor Ronaldo Caccia e adjunta Lidiana da Silva atende 20 mil estudantes das unidades jurisdicionadas da região, Amambai – 5 escolas; Antônio João – (2); Aral Moreira (3); Coronel Sapucaia (2) escolas; Ponta Porã (12) e Paranhos – 1 escola.

Na cerimônia, que ocorreu no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, o coordenador Ronaldo Caccia relatou aos diretores, coordenadores e secretários escolares a importância do encontro para alinhamento das unidades com o órgão central.

 “Com o termo de cooperação assinado por cada diretor hoje, temos o compromisso em educação sul-mato-grossense, nós sempre tivemos respaldo da SED, que nos deixa mais tranquilos para que possamos proporcionar aos nossos estudantes o melhor aprendizado”, relata Caccia.

A solenidade contou com a participação do prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos e da secretária municipal de Educação, Mirta Eloiza Landolfi Salinas.

A diretora Cristiane de Souza Ferreira, da Escola Estadual Fernndo Corrêa da Costa, de Amambai, relatou sobre a importância do ato de assinatura do termo de posse. “Esse momento simboliza o comprometimento dos líderes educacionais com a excelência e a melhoria contínua das instituições de ensino, bem como evidencia o processo de gestão democrática para a escolha de seus gestores. A assinatura desse documento não só oficializa responsabilidades, mas também demonstra a dedicação dos gestores em promover um ambiente escolar seguro e propício para o desenvolvimento dos estudantes”, finaliza diretora Cristiane.

Escola nova

Após a posse e assinatura do termo de compromisso com dirigentes da CRE11, o secretário Hélio Daher, juntamente com diretor geral de infraestrutura, administração e apoio escolar da SED, Paulo Malacrida, reuniram-se no gabinete do prefeito Eduardo Campos, juntamente com secretários municipais Mirta Eloiza Landolfi Salinas (Educação), Dulce Maria Silveira Manosso (Administração), Fabrício Cervieri (Finanças).

Na pauta da reunião esteve a construção de uma unidade escolar no Bairro Kamel Saad, com início nesta segunda-feira (04), com área construída de 4.497,14 m², em um terreno de 16.609,87 m², a escola irá dispor de 20 salas de aula, laboratório de múltiplo uso, sala de tecnologia, biblioteca, refeitório coberto, quadra poliesportiva com arquibancada coberta, pátio coberto e espaços de convivência, além de setor administrativo completo e demais áreas de apoio.

O valor do investimento será de R$ 15.4 milhões, onde todos os ambientes foram projetados em atendimento às normas vigentes de acessibilidade, proteção e segurança contra incêndio e pânico, vigilância sanitária e em consonância com as diretrizes do MEC, “visando promover maior conforto aos usuários e um espaço adequado ao aprendizado e ensino de qualidade”, lembrou Paulo Malacrida.

 “A construção desta escola e a reforma e ampliação da escola na Cabeceira do Apa, irão atender uma parcela dos nossos jovens. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem sido um grande parceiro nosso e a prova maior está em mais esta parceria com a pasta da Educação. Grato ao secretário Helio Queiroz Daher que veio à nossa Ponta Porã trazer boas notícias”, destacou Eduardo Campos.

Adersino Junior, SED