Gestores elaboram orientações para a educação

Mato Grosso

12.03.2015

Uma das áreas consideradas prioritárias pelo governador Pedro Taques, a educação, foi o tema da oficina realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), nesta quinta-feira (19). 

Antes de dar início aos trabalhos, o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, lembrou que a principal meta do Governo é tornar Mato Grosso referência nacional em educação, bem como em saúde e segurança, e pediu o máximo empenho de todos para alcançá-la. 

“Queremos ser um Estado de resultados e, para isso, é necessária a elaboração de um mapeamento estratégico, com a definição das prioridades de cada secretaria. O planejamento é um instrumento para que possamos dar maior eficiência e efetividade às políticas públicas”, disse. 

Após amplo debate, os secretários Permínio Pinto Filho (Educação), Leandro Carvalho (Cultura, Esporte e Lazer) e Luzia Helena Trovo (Ciência e Teconologia) e representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) definiram os principais metas a serem atingidas por cada secretaria e instituição durante os próximos quatro anos. 

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade da educação em Mato Grosso e, para isso, é preciso estabelecer prioridades que estejam alinhadas com as ações definidas no plano do governo Pedro Taques”, afirmou o secretário de Educação, Permínio Pinto. 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, destacou a integração entre as secretarias e demais esferas do governo como uma das principais conquistas oportunizadas pelas oficinas. 

“Esse compartilhamento de pensamentos e ações é importante para a elaboração de um planejamento realista, que leve em consideração as ações a serem alcançadas e a atual realidade do Estado. Assim, apresentaremos à sociedade uma dimensão real dos trabalhos que serão realizados nos próximos quatro anos”, avaliou. 

A preparação das diretrizes é, na opinião da secretária de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Marques de Souza, um dos maiores desafios. “É preciso estabelecer prioridades para que os resultados possam ser mais evidentes e para que possamos trabalhar com mais eficiência, eficácia e efetividade”, declarou. 

Mapeamento estratégico 

As orientações construídas durante as oficinas têm como base o plano de governo apresentado pelo governador Pedro Taques (dividido em cinco eixos) e o Plano de Longo Prazo de Mato Grosso, que traça o cenário para os próximos 20 anos. 

Até o momento já foram discutidos os eixos “Estado Parceiro e Empreendedor”, “Cidades para viver Bem: Municípios sustentáveis” e “Educar para transformar e emancipar o cidadão”. Nesta sexta-feira (20), estará em debate o eixo “Viver Bem”. 

As prioridades definidas durante os encontros vão compor os próximos acordos de resultados, o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e, posteriormente, a Lei Orçamentária Anual (LOA).