Pará
14.06.2023“Olha, esse evento é de grande importância, nunca tivemos algo desse porte, com muitos diálogos e orientações, é a primeira vez que recebemos um encontro nesse formato. Viemos com o intuito de aprender e de levar algo a mais pra nossa comunidade escolar. Nossos professores estão todos muito ansiosos para adquirir mais conhecimento”, disse entusiasmada, Ana Francisca Machado, diretora da Escola Estadual Marluce Massarió, do município de Parauapebas. Até sexta-feira (16), diretores, professores, coordenadores e dirigentes de ensino da rede estadual da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), participam do "Encontro Formativo para gestores do Ensino Integral", que será ministrado no Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica (Cefor).
O evento foi aberto nesta terça-feira (13), no Teatro Estação Gasômetro, em Belém, e tem como objetivo dialogar e orientar os gestores sobre as diretrizes do ensino de tempo integral. Durante a abertura dos trabalhos, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, falou sobre a educação no país e das metas da secretaria no Estado.
“Nós temos que nos reinventar constantemente, ser professor no Brasil, hoje, é mais desafiador do que provavelmente há vinte, trinta anos atrás. Por isso, precisamos estar juntos para entender o que deu certo e o que não está dando certo. Nossa meta é aumentar o número de escolas de tempo integral, e isso não pode ser feito de qualquer jeito. Nós precisamos ter uma escola que faça sentido para o jovem ficar mais tempo no horário da escola, que faça sentido pro seu projeto de vida de forma geral”, disse o secretário.
Coordenadora do encontro, a técnica da Seduc Gabriela Bonfim reforçou sobre a importância de reunir com os gestores. "Ao longo desses dias eles vão receber formação, vão poder dialogar com diretores, professores e estudantes de escolas em tempo integral de outros estados, que vieram pra cá compartilhar suas experiências. Eles vão poder trocar entre si todo esse conhecimento, toda essa vivência. Tenho certeza que vai ser uma semana muito rica, onde todos eles vão poder aproveitar bastante e voltar para as escolas conseguindo implementar bastante coisa legal”, afirmou.
João Faustino, coordenador pedagógico da Escola Estadual Benício Lopes, da cidade de Castanhal, avaliou como muito positiva a iniciativa, cujo principal objetivo é a melhoria do ensino público. "Para nós é muito importante, porque sabemos o quanto a escola de tempo integral é essencial pro estado e para os alunos. Viemos aqui para receber as orientações para poder implementar e melhorar a qualidade de ensino em nossas escolas. Reconhecemos com toda a certeza a preocupação do Estado fazendo com que a escola funcione, nos dando condições de desenvolver e colocar todo o conhecimento em prática”, disse o professor.
Atualmente, a Seduc possui 81 escolas de tempo integral no Estado, sendo 9 no ensino fundamental e 72 no ensino médio. São 1.554 alunos matriculados no ensino fundamental e 16,4 mil no ensino médio (até o momento), totalizando 18 mil estudantes na rede estadual. A meta é chegar a 256 escolas de tempo integral no Estado até o final da atual gestão.
O evento contou ainda com a participação do secretário adjunto de Ensino, Júlio Meireles; do secretário adjunto de Logística, Eliel Faustino; do secretário adjunto de Infraestrutura, Arnaldo Dopazo, e do secretário adjunto de Logística Escolar, Belmiro Gouveia.
Texto: Clayton Santos (Ascom Seduc)