Tocantins
26.04.2024Gestores e equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram do Congresso Bett Brasil 2024, que é o maior evento na área de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina, que busca promover o desenvolvimento tecnológico, a qualificação profissional e o empreendedorismo na educação. As atividades foram realizadas entre os dias 23 e 26 de abril, em São Paulo.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, e o secretário executivo, Edinho Fernandes, também marcaram presença no evento. "Estamos aqui nesta feira super importante para o Tocantins e todo o Brasil, onde temos acesso às melhores tecnologias educacionais do mundo. Além de encontrar amigos, palestrantes e professores renomados, podemos compartilhar também experiências e absorvermos inovações para levar um conhecimento mais eficaz para o nosso estado, inspirados em práticas bem-sucedidas nacional e internacionalmente", disse o secretário.
Em sua 29ª edição e com o tema “Inovação com Propósito: Educação em Diálogo com as Transformações Sociais”, a Bett Brasil 2024 conta com a presença de 400 marcas expositoras de 21 países, mas de 35 mil visitantes profissionais do setor da educação e 450 palestrantes nacionais e internacionais.
Para a superintendente de educação básica, Celestina Souza, a participação no congresso gera um sentimento de reconhecimento nos gestores, pela oportunidade de estar participando do evento. “Quando assumimos cargos de gestão precisamos ter uma visão diferenciada e estar na Bett oportuniza isso. Conhecimento, aprofundamento e, principalmente, um reconhecimento de como a gente precisa avançar”.
“O professor Fábio Vaz é uma pessoa extremamente visionária, e por ter essa visão ele está preparando os gestores para estarem à frente, pensando verdadeiramente em estratégias inovadoras para a educação. Grande parte da feira é dividida para o atendimento de inovações tecnológicas para a educação”, pontuou.
A superintendente de educação científica, tecnológica e profissional, Anice Moura, ressalta que “é uma experiência que está agregando não só na nossa área profissional, propondo as melhorias no aprendizado, propondo as inovações tecnológicas de apoio à prática docente, mas também de conhecimento, de que o mundo está tendo oportunidade de fazer a implantação nas suas redes de ensino”.
“Estamos conhecendo diversas soluções em tecnologia que trarão, com certeza, muita inovação para a nossa rede, várias ferramentas, softwares, equipamentos, muita coisa bacana e inovadora na área educacional”, afirmou.
Tocantins conquista 3° lugar na Etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador
O professor indígena Jurandi Souza Xerente, conquistou o 3° lugar na Etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador, com o projeto “Etnomatemática: kuiwdê nitro ‘tora grande da corrida de tora", que concorria na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais. “Eu, como professor indígena, sinto-me realizado por contribuir para a transformação da educação em nosso município”, revelou.
O prêmio é promovido anualmente pelo Sebrae, com o apoio da Bett Brasil e do Instituto Significare, com o intuito de identificar, reconhecer e divulgar projetos educacionais inovadores alinhados aos princípios da Educação Empreendedora.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins