Gestores e Coordenadores pedagógicos participam de I Encontro Estadual de Educação para tratar de estratégias de correção de fluxo

Roraima

23.07.2019

Por Marília Mesquita 

Foto: Raimundo Lima 

Durante esta segunda-feira, 22, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais da capital participaram do I Encontro Estadual de Educação. O evento ocorreu no auditório do Corpo de Bombeiros.

O principal objetivo do encontro é apresentar estratégias e trajetórias de sucesso escolar como alternativa para o enfrentamento da distorção idade-série. Além da apresentação do Projeto de Correção de Fluxo- Avançar II, que é voltado para esses alunos.

O encontro contou com a participação do chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Ítalo Dutra, que ministrou a palestra “Trajetória de Sucesso Escolar”.

Além dos gestores e coordenadores pedagógicos, o evento contou com a participação da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, o secretário adjunto Semais Alexandre e do especialista em Educação em Emergência da UNICEF, Raniere Pontes.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), a instituição irá trabalhar a Correção de fluxo no Estado. “Estamos iniciando uma parceria com a Secretaria para montar o projeto de correção de fluxo e impulsionar o rotativismo das crianças e adolescentes que estão fora da escola”, explicou Ítalo Dutra.

No decorrer do evento, foram apresentados dados do Censo Escolar com ênfase nas metas do Plano Estadual de Educação, estratégias com foco nos alunos que estão em situação de distorção idade-serie, e o Percurso e Sistemática do Processo de Elaboração do Documento Curricular de Roraima (DCRR), juntamente com as estratégias de implementação do DCRR nas escolas.

“A partir dos dados apresentados no Encontro, vamos reformular o Projeto Avançar II para que sejam realizadas políticas mais efetivas e que esses alunos progridam no processo acadêmico”, ressaltou a Diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) Raimunda Rodrigues.

No final das apresentações, os participantes puderam esclarecer dúvidas com os palestrantes por meio de perguntas. Silva Rejane Moura, orientadora da escola Estadual Presidente Costa participou do encontro. Segundo ela, é importante que haja esse encontro com os responsáveis pelas escolas.

“Esse é um momento de esclarecermos dúvidas e ter essa troca de experiência com os demais colegas em relação a esse assunto tão comum nas escolas”, comentou Rejane.

Atualmente o Projeto Avançar II é desenvolvido em 17 escolas da capital e atende cerca de mil estudantes. No segundo momento, o encontro também será realizado com os coordenadores pedagógicos e gestores das escolas indígenas e do interior.

Para a secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo, as estratégias de melhoria da Educação são uma forma de garantir uma aprendizagem significativa para todos os alunos da rede estadual de ensino, especialmente quando se trata de alunos imigrantes venezuelanos.

“Nós estamos recebendo um número muito grande de alunos venezuelanos, o professor Ítalo estará trazendo uma discussão sobre as trajetórias de sucesso escolar, entre elas o atendimento às particularidades das situações de alunos que envolvem problemas sócio-econômicos e políticos, como o caso que estamos vivendo hoje em nosso Estado”, finalizou Leila Perussolo.

ASCOM/SEED