Gestores de escolas do interior do Estado recebem orientações sobre o Programa Novo Ensino Médio

Roraima

29.07.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed

Gestores e equipe pedagógica de 14 escolas do interior do Estado receberam na manhã desta segunda-feira (29), orientações sobre a implementação do Programa Novo Ensino Médio. O encontro, conduzido pela equipe do DEB (Departamento da Educação Básica) ocorreu no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

O secretário adjunto da Gestão do Sistema Educacional da Seed, Aerton Dias participou da abertura do encontro. “Solicito dedicação e atenção de todos às informações que serão repassadas, são muitas as novidades para esta etapa de ensino e precisamos efetivar o Programa em nosso Estado. Estamos todos aqui empenhados para promover uma educação realmente diferenciada”, pontuou o secretário Aerton.

O Programa Novo Ensino Médio vem sendo implementado em todo o Brasil com o objetivo de promover o protagonismo do estudante, o aprendizado de qualidade, a permanência do aluno na escola e a valorização da criatividade pedagógica do professor.

No interior do Estado, 07 escolas da área rural e outras 05 indígenas devem receber o Programa o qual traz três principais mudanças, sendo a primeira delas, a ampliação da carga horária anual que sairá das 880 horas para 1.000 horas e ainda a expansão das EMTI (Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral).

A segunda principal mudança vem com os Itinerários Formativos pelos quais os alunos poderão escolher caminhos de aprofundamento do que desejam realmente estudar. Esse aprofundamento poderá ser por meio de áreas do conhecimento ou por formações técnicas profissionais.

Também será obrigatória a elaboração do Projeto de Vida, relacionado com seus talentos e vontades. Por meio do Projeto de Vida, o estudante poderá refletir sobre os seus desejos e objetivos, conhecer e valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, e apropriar-se de conhecimentos e experiências e a partir daí, poderá fazer escolhas alinhadas aos seus interesses.

O terceiro ponto principal está atrelado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que define as aprendizagens essenciais para o jovem nesta etapa de ensino por meio dos conhecimentos garantidos, ou seja, por meio das disciplinas do currículo comum como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, entre outras e, por meio do desenvolvimento de competências importantes para a sua vida em sociedade.

As escolas receberão diretamente os recursos para o fomento do Programa. Os valores obedecem a critérios estabelecidos na Resolução FNDE N° 21 de 14 de novembro de 2018. Por meio de um Plano de Ação, as escolas poderão utilizar os recursos para aquisição, por exemplo, de equipamentos e demais materiais, mediante a devida prestação de contas.

“Estamos repassando todas as informações necessárias para que a equipe pedagógica possam desenvolver um plano de flexibilização junto à comunidade escolar para a implantação do Programa”, explicou Carleide Schramamm, chefe da DIEMP (Divisão de Ensino Médio e Profissional) de DEB acrescentando que o Novo Ensino Médio será implantado em todo o Estado de forma gradual.

A Seed organizará e promoverá as formações de professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos. A previsão é que até o ano de 2022 todas as escolas de Ensino Médio tenham aderido ao Programa. As escolas do interior inicialmente contempladas com o Programa Novo Ensino Médio são:

Localidade

Escolas

01

Bonfim

Escola Estadual Escola São Francisco

02

Cantá

Escola Estadual Genira Brito

03

Escola Estadual Indígena Ednilson Lima Cavalcante

04

Caracaraí

Escola Estadual Presidente Castelo Branco

05

Caroebe

Escola Estadual Clóvis Nova da Costa

06

Iracema

Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida

07

Mucajaí

Escola Estadual Venceslau Catossi

08

Pacaraima

Escola Estadual Indígena José Marcolino

09

Escola Estadual Indígena Tuxaua Lobato

10

Rorainópolis

Escola Estadual Tenente João de Azevedo Cruz

11

Uiramutã

Escola Estadual Indígena São Sebastião do Cailã

12

Amajari

Escola Estadual Indígena Santa Luzia

ASCOM/SEED