Gestores de educação socializam os resultados do SAEPE 2014

Pernambuco

23.03.2015

Foi realizada nesta sexta-feira (20), no Hotel Canáriu`s, em Gravatá, encontro para socialização dos Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE 2014). O objetivo foi discutir e buscar melhorias para a educação da rede Estadual e municipal. Participaram do evento cerca de 400 pessoas entre secretários e técnicos das secretárias municipais, gerentes da Secretaria de Educação do Estado (SEE), além de técnicos das Gerências Regionais de Educação (GREs).

Na ocasião, foram realizadas duas palestras sobre os seguintes temas: “Avaliação e Resultados Gerais” e “Análises Pedagógicas”, ambas ministradas pelo coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), Vagner Resende. “A avaliação do profissional é de extrema importância para garantir que o aluno tenha uma educação de qualidade, tanto no âmbito municipal quanto no âmbito Estadual”, pontuou Vagner.

A formação do SAEPE acontece desde 2008 com o objetivo de disseminar e compreender os resultados do Sistema. “Com a divulgação desses resultados é possível formar ações que visam a melhoria da educação dentro da sala de aula”, declarou o gerente de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais da SEE, Marinaldo Alves. Para a gestora da Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó-Ipanema (GRE Arcoverde), Elma Rodrigues, essa discursão é de suma importância para os projetos do ano seguinte. “A formação nos ajuda a pensar em novas ações, identificar investimentos que deram resultados positivos e traçar novas estratégias para o ano que se inicia”, declarou a gestora.

No município de Abreu e Lima, o SAEPE ajudou no aumento da qualidade do ensino de Matemática e Português, disciplinas que foram avaliadas pelo sistema. “Vamos nos apropriar de todas as proficiências, de todos os índices que nosso município alcançou. Isso é uma forma de incentivo aos nossos professores, a nossa cidade e aos nossos munícipes, para que eles saibam que nós estamos trabalhando com uma gestão de qualidade”, falou a secretária municipal, Adna Amorim.

SAEPE– O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco que tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar.  O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação produzidos pelo SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.