Gestores da Rede Estadual de Ensino podem sugerir ideias inovadoras à Educação até outubro

Paraíba

29.09.2015

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está divulgando junto às escolas da Rede Estadual de Ensino uma chamada pública do Ministério da Educação (MEC), que incentiva a criação de propostas inovadoras para a área, em todo o Brasil. A relação com a comunidade é um dos temas que serão pesquisados.

A iniciativa busca criar bases para uma política pública que trate da inovação e da criatividade, estimulando escolas e organizações não-governamentais a colocarem em prática projetos de educação que vão além do padrão tradicional. As inscrições podem ser feitas por meio do portal Inovação e Criatividade (http://criatividade.mec.gov.br) até o dia 23 de outubro e a previsão é que o resultado seja divulgado no dia 11 de dezembro.

Para o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, essa é mais uma oportunidade para os gestores mostrarem ao Brasil o que vêm fazendo em suas unidades de ensino e sugerirem outras propostas. “Muitas escolas têm ideias interessantes, que são pouco divulgadas ou até mesmo projetos de inovação, que precisam de um pouco mais de incentivo para serem colocados em prática”, destacou o secretário.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps, ressaltou a importância da união de todos os Estados para divulgar e mobilizar as boas iniciativas existentes pelo país, numa busca permanente de “união de esforços, respeitando-se as características e possibilidades de cada ente federado, mas com foco numa organização baseada na cooperação federativa”, afirmou.

Educação Básica – O programa de estímulo à criatividade na rede pública de ensino tem objetivos bem determinados, entre eles: estabelecer parâmetros e referenciais em inovação e criatividade na educação básica; conhecer a extensão, a distribuição geográfica e o perfil da inovação e criatividade na educação básica brasileira; fortalecer as organizações educativas inovadoras e criativas; ampliar o impacto das experiências inovadoras relevantes para além de seu pólo inicial; criar, ampliar e qualificar a demanda social por educação inovadora e criativa; promover a formação de educadores abertos e qualificados para a inovação e criatividade e promover a reorientação das políticas públicas de educação básica a partir do referencial da criatividade e inovação.

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