Gestores da educação do Piauí participam do Seminário Internacional sobre Mentoria

Piaui

28.06.2022

O Seminário Internacional "Mentoria de diretores: trocas de saberes e experiências entre pares" é um evento que está sendo realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2022, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). Onze gestores das diferentes gerências regionais de educação (GREs) e da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) participam do da formação.

A coordenação do curso no Estado é formada pelas técnicas Lucélia Nárjera de Araújo e Edivane Sousa da Silva, ambas da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE). Lucélia revela que esse seminário encerra o último bloco  do curso de Mentoria de Diretores escolares, que teve início em fevereiro de 2022 e vai até 07 de julho/22.
"O curso é voltado para pensar as práticas cotidianas de gestão escolar, seus desafios e busca de superações. Ele faz uma proposta metodológica para formação de gestores visando estabelecer bases teóricas e práticas que apoie as diversidades e rompam os preconceitos, baseado na gestão democrática, escuta ativa e cultura colaborativa, apreciação de aspectos organizacionais como a liderança, administração pedagógica e financeira", observa a coordenadora.

Flávia Marques, diretora do Ceti Paulistana, 17ª GRE, relata que esse Seminário Internacional tem origem devido a demanda dos diretores e representantes das Secretarias de Educação do Programa de Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar: Gestor Mentor e do curso de aperfeiçoamento em mentoria de diretores escolares. “Seu objetivo é refletir sobre a importância das trocas de saberes e experiências entre pares na formação de diretores escolares”. 

O Seminário Internacional acontece de forma híbrida, com a realização presencial em Brasília/DF, aberta somente para os cursistas destas duas formações, devido as restrições epidemiológicas. Também participam presencialmente nessa etapa representando o Piauí a diretora Ilanna Melo do Ceti Conselheiro Saraiva, 2ª GRE, Batalha, e o diretor do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, Carlos Eduardo, da 21ª GRE, Teresina. 

Acompanhe o seminário cliquei aqui