Intercâmbios
09.01.2015Numa parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes e Conselho Britânico, foi oferecida aos diretores vencedores estaduais da edição 2013 do Prêmio Gestão Escolar (PGE) uma viagem à Inglaterra para a realização de um curso de duas semanas (novembro/2014), no National College for School Leadership, localizado na cidade de Nottingham, no Reino Unido.
Os diretores tiveram durante 14 dias acesso a uma formação em liderança escolar, que consistiu em atividades práticas nas escolas básicas e palestras com renomados professores de universidades inglesas. O curso teve como objetivo ampliar a qualificação dos diretores premiados, tornando-os capazes de multiplicar as boas práticas de suas escolas e as experiências vividas por meio do PGE. Criado em 2000, o National College é o primeiro centro educacional do mundo dedicado exclusivamente ao desenvolvimento profissional de lideranças escolares.
Para Rosimeire Guerra, diretora premiada do Estado da Bahia e que participou do curso, o “sistema educacional passa por um grande momento de transformação, estudo, reflexão e ação”. A imersão cultural em Londres, favoreceu aos gestores representantes dos estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo um “momento de (re)avaliar a sua prática pedagógica e a sua forma de administrar as suas unidades escolares”, afirmou.
A participação em eventos, seminários, estudos in loco e o próprio intercâmbio permitiram aos gestores vivenciar a forma de educação inglesa que, de acordo com Rosimeire “coincide com muitas das práticas desenvolvidas no sistema educacional brasileiro, pois ambas focam o aluno e a aprendizagem eficaz com apoio e presença da família”.
A diretora ainda afirma que “os gestores são influências fundamentais nos processos de conquistas das unidades escolares pois, eles influenciam diretamente as áreas ligadas: a organização escolar; ao currículo e carga horária; aos recursos; ao desenvolvimento de políticas escolares e aplicação das mesmas e aos aspectos ligados a saúde e segurança, definindo assim, as prioridades de ação e intervenção frente os resultados”. O professor, afirma Rosimeire, “é o responsável por transformar vidas, modificando realidades e garantindo o sucesso escolar na vida do aprendiz”.
Os gestores, presentes no intercâmbio, consideraram que a oportunidade de estudar no National College, os permitiu repensar, remodelar e projetar as ações necessárias para atingirem a excelência das suas unidades de ensino. Para eles, conseguir alcançar metas cada vez melhores, é também necessário “estabelecer parcerias fortes entre família, escola e propostas de ensino focadas no aluno e na sua formação”, garantindo assim, o direito que cada cidadão tem de escrever a sua própria história, escolhendo o que deseja ser, “pois uma nação forte e resiliente se constrói com cidadãos críticos, reflexivos e atuantes”, afirmou a diretora Rosimeire.
Cerimônia de encerramento - No último dia 18, os professores participaram da cerimônia de encerramento do curso, na qual ganharam certificação de 120 horas. Para a secretaria do Educação do Estado de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes, os diretores obtiveram um excelente desempenho no curso e “mostraram afinco no decorrer das atividades”. Em seu discurso, Rosa Neide enfatizou “o compromisso do Consed em divulgar boas práticas”. E, recomendou aos colegas secretários que “criem oportunidades formativas para que os diretores formados em liderança escolar possam repassar os conhecimentos aos demais”.