Gestão de resultados foi o tema central desta quinta-feira do Seminário de Líderes Educacionais

Tocantins

11.01.2024

Prossegue até esta sexta-feira, 12, o Seminário “PROFE Líderes: Formação de Gestores Escolares”, que está sendo realizado nos auditórios do Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya e na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Nesta quinta-feira, 11, os temas principais dos debates foram a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos da Escola e a análise dos indicadores educacionais para o planejamento e estabelecimento de metas visando ampliar a melhoria do ensino e da aprendizagem. 

Uma das palestrantes do período da manhã foi a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento Pedagógico da Seduc, professora Glauce Gonçalves da Silva Gomes, que destacou a importância da escola realizar avaliações com constância para saber analisar o alcance das metas. “Cada unidade escolar deve elaborar um planejamento para a melhoria da proficiência e também precisa ter metas bem estabelecidas e os caminhos para se alcançar os resultados”, frisou.

O professor Emerson Azevedo Soares, da Gerência de Elaboração de Dados Educacionais da Seduc apresentou os indicadores educacionais que representam a educação tocantinense nos últimos anos. “A avaliação é o indicador mais preciso para assinalar as mudanças necessárias. E o desempenho dos estudantes é o melhor canal para a obtenção de informações sobre as competências desenvolvidas na escola e o resultado da avaliação regula e ajusta os processos de ensino e de aprendizagens”, explicou.

E para se alcançar melhores resultados, a escola deve ter uma atenção especial durante a elaboração do Projeto Político Pedagógico, que é construído coletivamente, com a participação da gestão escolar, professores, coordenadores e representação dos estudantes. 

A diretora Eunice Porto Feitoza, da Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaína, ressaltou que o seminário ajudou a elaborar estratégias para serem aplicadas no início do ano letivo. “Saio daqui mais fortalecida para reunir a equipe e juntos elaborarmos as nossas ações. O ano de 2023 foi especial para nós, tivemos um índice de aprovação de 90%, temos alguns desafios, mas já definimos que este ano o nosso maior objetivo é ter um Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] mais elevado”, esclareceu. 

A diretora Lúcia Helena de Oliveira, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, de Colmeia, é uma das gestoras que está assumindo este ano, e disse que gostou muito de participar do seminário para adquirir mais conhecimento. “Eu já estou na escola há mais de 10 anos, atuava como coordenadora pedagógica, então eu conheço bem todos os setores da escola. Esses seminários nos ajudam a compreender os avanços que a educação vem alcançando nos últimos anos. Agora, o nosso olhar será para a parte da tecnologia, que está trazendo transformações para a rotina da sala de aula”, contou. 

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins