Pernambuco
10.09.2020Os estudantes do Ensino Médio das Gerências Regionais Agreste Centro Norte e Sertão Central tiveram uma manhã bastante especial nesta quinta-feira (10). Eles estiveram reunidos, de forma virtual, na primeira edição do Protagonistas em Tempos de Pandemia, live criada com o objetivo de potencializar a participação dos alunos através da ação protagonista, trazendo foco no Projeto de Vida. Além dos estudantes, estiveram presentes no encontro online a secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros, a Gerente Regional da GRE Sertão Central, Fátima Moura, além de Flávio Carlos, Gerente Regional da GRE Centro Norte.
A ação contou com vídeos produzidos por estudantes e cordéis apresentados por alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Gumercindo Cabral, da cidade de Terra Nova. Um dos pontos mais altos do dia foram as palestras. Quem abriu as portas foi a psicóloga Danila Aciole, egressa da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Belo Jardim. A pernambucana destacou que sua experiência com o Projeto de Vida mudou sua forma de pensar e de enxergar a vida. A fisioterapetua Ana Vitória Bezerra fechou o dia levando os estudantes a refletirem sobre seus objetivos e sonhos, mesmo em tempo de pandemia. Ela fez parte da turma de 2013 da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Salgueiro.
“A live foi uma iniciativa que juntou Agreste e Sertão para falar de esperança, coragem e ânimo. Com palavras de Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, reforço que estamos trabalhando para que juntos consigamos superar esse momento tão desafiador. Nossas gerências têm promovido eventos para conectar as pessoas e trazer os jovens para dialogar sobre perspectiva de futuro, e isso é muito importante”, destacou Maria Medeiros.
A Gerente Regional da GRE Sertão Central, Fátima Moura, também fez questão de reforçar o significado dessa união, ainda que à distância. “É com muita alegria que vivenciamos hoje esse momento de integração entre Sertão e Agreste e a importância de estarmos juntos falando sobre esperança e projeto de vida. Aqui também mostramos o que nossas escolas estão realizando, mesmo nesse período tão difícil. É hora de unir forças, conhecer nossos talentos e fortalecer a nossa relação.”