Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul realiza segunda edição do Jogos Inclusivos

Pernambuco

20.08.2019

Estudantes de escolas de Jaboatão dos Guararapes participaram, nesta sexta-feira (16), da segunda edição dos Jogos Inclusivos da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul. O evento foi realizado na Escola Técnica Estadual (ETE) Maximiano Accioly Campos, no município de Jaboatão, e reuniu cerca de 200 estudantes de 18 unidades de ensino. 

Com jogos de tabuleiro, vôlei sentado, futsal, boliche e brincadeiras populares como queimado, cabo de guerra e amarelinha, os estudantes alternavam entre as atividades, sempre em busca de mais diversão. Para Oberdan Mota, técnico em Educação Inclusiva da GRE, o evento é uma forma de promover a interação entre estudantes com necessidades específicas. “Nossa principal meta é a inclusão, e isso traz um crescimento muito grande para os espaços escolares, falando pedagogicamente”, comentou. 

“Além de promover o resgate das brincadeiras populares, os jogos estimulam a interação entre jovens de diversas escolas e criam afinidade entre eles. Quebrando assim, qualquer tipo de barreira que possa existir. Todos brincam juntos, sem diferenças”, concluiu o técnico.

Valéria da Silva Santos, de 23 anos, tem baixa visão e deficiência auditiva. Ela estuda na Escola Edmur Arlindo de Oliveira, no Curado IV, e adorou as atividades. “A que mais gostei foi a amarelinha, eu nunca tinha brincado. Ganhei duas vezes”, contou. Além de participar do evento, alguns estudantes ajudaram na confecção de peças integrantes de alguns jogos. Valéria ajudou na confecção de peças do boliche e amarelinha. 

Jonatas Nicácio, professor de apoio da Escola Edmur Arlindo de Oliveira, acompanhou um grupo de estudantes e contou o que viu durante esta manhã. “A iniciativa dos jogos inclusivos estimula um olhar diferenciado pelos estudantes, que bota em prática muito do que já vimos em teoria sobre respeito e união. É muito interessante quando traz o lúdico, com a maneira expressiva que eles já possuem, para as brincadeiras. Une o individual ao coletivo”, pontuou.