Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul realiza debate sobre o ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa

Pernambuco

03.08.2020

A Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul realizou esta semana oa segunda edição do Café com Currículo de Língua Portuguesa. A ação foi realizada através da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE) e trouxe para o debate o campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa e discute  ideias para se efetivar o ensino-aprendizagem e suas múltiplas linguagens nas escolas.

O encontro reuniu professores das escolas jurisdicionadas a GRE Metro Sul e contou também com a participação de cerca de 200 pessoas interessadas no processo pedagógico. O objetivo do Café com Currículo é promover reflexões a respeito da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como os professores podem efetivá-las em sala de aula com vistas a um ensino-aprendizagem significativo para toda comunidade escolar. 

Os diálogos abordaram a Reorganização Curricular, explicitado pela professora técnica Cristiane Cavalcanti. “Refletir sobre o Currículo com os pares é importante, pois pensamos e planejamos os caminhos, as trajetórias que devem ser percorridas pelos estudantes durante sua vida escolar. Isso é essencial para qualquer professor, assim como as trocas de experiências exitosas de ensino, diz a professora Cristiane”.

Já o professor Dr. Clécio Bunzen Júnior, da UFPE, refletiu sobre o campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. “Para mim, falar sobre este campo é instigante. É gratificante discutir, introduzir, contextualizar, analisar, exemplificar e debater sobre o currículo reservando um lugar de destaque a sugestões sobre seu uso nas práticas pedagógicas à base das discussões da BNCC  e suas múltiplas linguagens para o ensino fundamental e ensino médio”, diz o professor Clécio. 

Fazendo parte da equipe de coordenação do projeto, a professora e técnica da GRE, Thaís Cecília, define o encontro como grandioso. “É preciso ampliar a compreensão de atividades e procedimentos que movam as esferas científica, de divulgação científica e escolar dos estudantes e de toda a comunidade escolar”, declara a professora.