Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul promove I Colegiado de Liderança e Desenvolvimento Educacional

Pernambuco

29.01.2020

Nesta terça-feira (28), a Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul promoveu o I Colegiado de Liderança e Desenvolvimento Educacional 2020, no auditório da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), no Recife. Na ocasião, gestores escolares, assistentes de gestão e diretores adjuntos das 95 escolas jurisdicionadas participaram de  atividades focadas em um planejamento sólido com estratégias e ações voltadas para o atendimento aos princípios da política de gestão de resultados. 

Durante o encontro, cinco eixos estruturais foram abordados: gestão administrativa; gestão pedagógica; gestão de rede; gestão de planejamento e articulação; e gestão de educação integral e profissional. Além disso, os educadores participaram de discussões, intercâmbios de experiências exitosas, oficinas, minicursos e palestras com os temas “Neurociência e Gestão de Pessoas”, ministrada pela professora Soledade Rolim, e “Gestão Inovadora”, ministrada pelo professor Sinésio Monteiro. 

De acordo com o gerente da GRE Metropolitana Sul, Gleibson Cavalcante, o seminário serviu para reforçar e alinhar ações, projetos, organização escolar, orientações e apresentação do projeto base. “Um dos nossos objetivos aqui no colegiado é falar sobre planejamento de gestão e também apresentar enquanto regional nosso projeto “Liderança e Desenvolvimento Educacional”, que é a nossa base para o desenvolvimento de todas as ações que a GRE vai fazer de forma articulada com cada coordenação da regional”, destacou.

“Todo o nosso projeto está integrado com cada coordenação da GRE e essas coordenações estarão acompanhando de perto as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas com foco no incentivo ao processo de ensino-aprendizagem para que a gente possa desenvolver bem o aluno, melhorar o índice de aprovação das escolas e melhorar os resultados nas avaliações interna e externa”, acrescentou o gestor. 

“Eu acho que a liderança é o foco para que haja um pertencimento da comunidade com a nossa escola. Se nós temos a comunidade conosco a escola anda mais tranquila. Se os pais estão dando apoio à escola e eles administram junto com você existe um crescimento. E o que nós estamos vendo aqui é fundamental para executarmos isso. Nós aprendemos que conhecimento sem liderança, sem projeto e sem ação não existe progresso”, avaliou a gestora da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Vila Rica, Marcia Oliveira.