Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte promove aulão de redação e língua portuguesa para o Enem

Pernambuco

26.08.2019

A Gerência Regional de Educação (GRE) Metro Norte realizou, neste sábado (24), um intensivo voltado para as disciplinas de redação e língua portuguesa. Cerca de 300 estudantes de escolas ligadas à GRE participaram do evento, que visa preparar os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento aconteceu no auditório da UNINABUCO, em Paulista.

A grande novidade desse aulão foi que os estudantes que não conseguiram comparecer ao local, puderam assistir pela internet ou em cinco polos distribuídos pela região: Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima (dois polos) e Paulista, inclusive, 40 reeducandas da Colônia Penal Feminina. “Eu já trabalhei em intensivo e sei que é muito bom, pois prepara o jovem cada vez mais para o Enem”, destacou o gerente da GRE, Glaydson Santiago.

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, a ideia de promover aulões faz com que os estudantes possam tirar dúvidas e se aprofundar em outros assuntos. “A gente sabe que neste momento é muito importante ter foco nos estudos, mas também condições de tirar as últimas dúvidas, aprender aqueles assuntos que são mais importantes, mais frequentes, ou seja, ter um foco diferenciado. E é nessa perspectiva, que nós da Rede Estadual implantamos esses aulões, que deram certo por conta da presença dos estudantes, da participação dos professores e dos gestores escolares, que perceberam a importância dele”, apontou.

A professora Miriam Rodrigues foi a responsável por ministrar a aula e tirar as dúvidas dos feras. Entre muitos assuntos que envolvem as disciplinas, a professora preferiu focar em conteúdos que os estudantes sentem mais dificuldade, como variação linguística, preconceito linguístico, argumentação, criação de uma redação e interpretação de texto. “Uma das maiores dificuldades dos estudantes é trazer uma proposta de intervenção, defender o ponto de vista e estruturar a redação. Então, a gente trabalhou essas questões fazendo redação e trazendo serenidade com a língua portuguesa já que ela permeia as outras disciplinas”, salientou. 

Ana Carla, 17 anos, estuda na Escola Marechal Costa e Silva e pretende estudar enfermagem. Para ela, participar de aulões viabiliza uma nova aprendizagem para superar as dificuldades em algumas disciplinas. “Aqui, a gente aprende a se comunicar melhor e focar mais naquilo que você pretende fazer. Hoje, eu saio daqui com algumas dúvidas sanadas e com mais foco nos estudos”, comentou.