Pernambuco
12.09.2019A secretaria de Educação e Esportes, através da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, realizou o 1º Workshop de Matemática. A ação aconteceu na Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR) e teve como objetivo levar para o docente novos métodos de ensino da disciplina na sala de aula.
Durante todo o dia participaram do workshop 240 professores da rede Estadual de ensino. Foram oferecidas 10 oficinas, entre elas: Metodologias ativas no ensino da matemática: Ressignificando a aprendizagem através de atividades colaborativas; Produção de documentário e Vídeo para prática pedagógica; Produção audiovisual para comunicação pública: Criando narrativas digitais em vídeo e podcast com celular; Caminhos para prática inovadora no ensino de matemática na educação básica e também Gamificação. “Nós queríamos fazer de forma diferente que vinhesse dinamizar e que o aluno fosse o foco, então, pensamos em uma formação com oficinas, para que assim nossos professores sejam atualizados de acordo com o que estamos vivenciando atualmente na questão da tecnologia”, explica o professor técnico de matemática, Geziel Campos.
As oficinas foram ministradas no período da manhã e tarde. Os professores tiveram a oportunidade de aprender com docentes parceiros e também com professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR). “Participar de uma oficina foi muito interessante, pois saímos do trivial. Estamos vendo coisas novas, métodos para aplicar em sala de aula que vai chamar atenção dos estudantes, pois estão dentro do dia a dia deles. Assim a matemática tende a ficar mais atrativa e de fácil aprendizado”, pontua o professor da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Poeta Mauro Mota, Amilton Tenório.
“A formação continuada tem muito a contribuir para o desempenho e mudanças das práticas do professor em sala de aula. Também vem com o intuito que a escola realize seu papel mais importante que é o ensino de qualidade para 100% dos estudantes. Uma formação nesse nível de oficinas chega para que o professor deixe de ser alguém que transmite conhecimento para ser um motivador, alguém que desafie o estudante a aprender, esse é nosso objetivo, sair da zona de conforto e fazer com que os jovens sejam protagonistas dentro da escola”, declara o gestor da Gerência Regional de Educação, José Amaro.