Secretaria de Estado da Educação do ES
26.06.2019A Escola Dr. Jones dos Santos Neves, de Baixo Guandu, desenvolve um trabalho com os alunos do 6º ao 9º ano sobre “Gêneros Textuais – Memórias Literárias” e o seu uso social. A ação também teve como objetivo preparar os alunos para a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, que começa em agosto.
De acordo com as professoras de Língua Portuguesa Saleciana Souza Carmo, Beijeane Alves, Marly Soares e Verônica Andreatta, todo o trabalho desenvolvido visa aprimorar as habilidades de leitura e auxilia os alunos a desenvolver, com competência, as produções orais e escritas.
As oficinas foram divididas em duas áreas: memórias e crônicas. Na escola, foi montada uma mostra de objetos antigos com o objetivo de remeter as memórias dos alunos. Representantes da comunidade foram convidados para relatarem suas histórias de vida, abordando em seus relatos símbolos que despertam a memória, como objetos e cheiros, por exemplo.
O estudante Gabriel Schuhmacher comentou sobre um dos relatos. “Achei curioso quando a Dona Adair falou sobre a sua infância, que na época não existiam chinelos como os de hoje. Que os que eles tinham eram de couro e eram feitos sob encomendas”, disse Gabriel.
A professora Saleciana também destacou que “nesse caminhar de ensino e aprendizagem, trabalhar o gênero ‘Memórias Literárias’ recorrendo a situações do nosso cotidiano, buscando lembranças que acionam a memória, leva os alunos a fazer uma relação entre o que está acontecendo agora e o que já aconteceu. Ou seja, a memória do que já aconteceu está sempre presente no que está acontecendo”, disse.
Oficinas
As atividades foram realizadas em sala de aula para propor um trabalho com características criativas e dinâmicas, que considerassem as necessidades de cada aluno e turma. “As atividades contribuíram para acionar o interesse dos alunos pelo gênero memórias. À medida que os estudantes se interessam, eles conseguem aprender e progredir na aprendizagem”, disse a professora Beijeane Alves.
A Olimpíada
Para contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e à distância.
O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas. Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.
Texto: Soraia Camata