Mato Grosso do Sul
12.11.2025
A literatura ganhou um novo endereço em Campo Grande com a inauguração da ‘Geladeira Literária’ nos corredores da Escola Estadual Padre José Scampini para os estudantes que agora têm maior acesso à livros que alimentam suas dúvidas e curiosidades.
A proposta de pegar, ler e devolver os livros escolhidos em uma “geladeira” é uma solução desenvolvida pelas alunas Ana Beatriz Duarte dos Santos e Isabella Rodrigues de Souza, com arte inspirada na fauna do Pantanal Sul-mato-grossense e colocada em prática graças à uma parceria com o canal Rabisco Easy e apoio da empresa Sertão.
Durante a inauguração, a escritora e membro Sylvia Odinei Cesco da Silva, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, conversou com os estudantes sobre o poder transformador da literatura.
O projeto é coordenado pela professora Camila Calacio, com apoio da acadêmica Elisa Alvarez e do PCPI (Professor Coordenador de Prática Inovadoras), Tatyane Galvão.
A ‘Geladeira Literária’ segue fortalecendo a integração entre arte, cultura e educação. “Agora, cada livro emprestado vira um novo começo e cada estudante, uma nova história em movimento”, afirma a professora Camila.