GEA e Unesco vão implantar Programa Profuncionário na Educação do Amapá

Amapá

09.03.2015

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, recebeu nesta segunda-feira, 23, a consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Tânia Tereza Pasqualini.

O objetivo do encontro foi o planejamento para a construção das coordenações estaduais do Programa Profuncionário que visa à formação dos servidores de escolas do governo do Estado, em nível técnico nas habilitações compatíveis com as atividades que exercem na comunidade escolar.

A equipe do Governo Federal está viajando pelo Brasil verificando a disposição dos Estados por meio de suas secretarias estaduais para participarem da oferta de cursos do programa. Desde 2008, o Profuncionário passou a contar com a participação dos Institutos Federais, que são responsáveis pelas ações de formações de tutores e professores orientadores que atuarão na formação técnica, em nível médio, dos funcionários da educação pública.

Técnico em secretaria escolar, multimeios didáticos, alimentação escolar e infraestrutura escolar são alguns dos cursos ofertados pelo Profuncionário. "Estou bastante animada com a receptividade que eu tive por parte da secretária Conceição e seus técnicos. Avalio que vamos conseguir no Estado do Amapá um ótimo aproveitamento do programa, formando os funcionários de escolas", afirmou Tânia Tereza, consultora da Unesco.

Para secretária Conceição Medeiros, o programa é uma condição importante para o desenvolvimento profissional. "Essa formação em nível técnico dos funcionários irá aprimorar suas habilidades e melhorar também seu campo de trabalho e sua carreira", destacou a gestora.