Mato Grosso do Sul
05.12.2022Estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, localizada em Campo Grande, participam do projeto de empreendedorismo Sustentável “Puff de Garrafa PET”, sob coordenação das professores Andrea Rosa e Natália Borges Luchetti
A ideia inicial do projeto surgiu na disciplina de Empreeendedorismo Social, pensando nos benefícios que a criação dos puffs traria para os estudantes, “já que os alunos do terceiro ano do ensino médio estudaram o conteúdo Empreendedorismo Sustentável, que vai além de empreender e ajudar alguma comunidade ou partilhar o lucro, desta maneira ensina e estimula os estudantes a transformar sonhos em realidade”, lembra professora Andrea Rosa.
Objetivo
De acordo com a professora Natália Luchetti o objetivo do projeto é de combater a degradação ambiental, criando um modelo de negócio inovador, focado na renovação de recursos para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, “deste modo corrigir a injustiça e a desigualdade social, ou grupos de pessoas, no caso os alunos e emponderar e transformar por meio da educação”, enfatiza.
Durante o segundo bimestre os estudantes do terceiro ano do ensino médio fizeram pesquisas e produziram objetos e jogos pedagógicos com materiais recicláveis. O projeto envolveu todos do terceiro ano, a confecção dos puffs foi realizada na escola, durante o horário das aulas de Empreendedorismo, eles tiveram um tempo suficiente para coletar todo o material necessário.
Reciclagem
A confecção dos puffs utilizando a garrafa pet, que poderia ir para o lixo e prejudicar o meio ambiente, foi uma ótima ideia de reciclagem,o puff pode ser utilizado como um objeto de decoração ou até mesmo como uma renda extra.
Os estudantes compreenderam que os ganhos financeiros são importantes, mas estão sempre envolvidos com a sociedade e com o meio ambiente, é necessário haver o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o consumo e a proteção do meio ambiente.
“Os puffs produzidos pelos alunos serão expostos no “espaço sustentável” durante a culminância de Linguagens. Dessa forma colocaram em prática o que aprenderam na teoria, desde a coleta do material, o trabalho organizacional em equipe e a atenção com o impacto ambiental”, finaliza gestora Evelise Ribeiro Valadares da Silveira.
Adersino Junior, SED/MS