Game Jam: momento de valorização dos parceiros e premiação dos protótipos acontece nesta sexta-feira, 24

Tocantins

24.06.2022

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Como forma de valorizar os parceiros, a organização do 1º Game Jam de Educação Fiscal promoveu, nesta sexta-feira, 24, um momento para homenagear os representantes das instituições que estão colaborando com o desenvolvimento do evento. O 1° Game Jam está sendo realizado na Escola de Gestão Fazendária do Tocantins (Egefaz), em Palmas, com a participação de 26 estudantes de escolas públicas estaduais, representando as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE). 

O 1º Game Jam é promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria da Fazenda (Sefaz). Os melhores protótipos de games e aplicativos serão premiados em cerimônia na noite da sexta-feira, 24, com a participação dos estudantes e autoridades. 

Os estudantes Ingrede Alves, 18 anos, da Escola Estadual Francisco Pereira Felício e Matheus de Abreu, 17 anos, da Escola Estadual Família Agrícola Zé De Deus, de Colinas do Tocantins, estão confiantes com as suas propostas. Matheus de Abreu explicou que está desenvolvendo um aplicativo destinado a adolescentes que estão saindo da infância e precisam conhecer a educação fiscal. 

“A nossa proposta está dividida em três fases, a primeira com um conjunto de informações sobre a educação fiscal, a segunda parte já com a prática, na qual a pessoa aprende a organizar as contas e, na terceira, se refere à aplicação coletiva, repasse dos conceitos e informações para mais pessoas”, ressaltou Matheus.

Parcerias 

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, falou dos projetos da secretaria, dos avanços tecnológicos nas escolas, dos setores administrativos da Seduc e destacou as parcerias que foram firmadas para a realização do 1º Game Jam. 

“A rede estadual tem uma nova metodologia de trabalho, com a utilização da tecnologia que já está sendo um sucesso. Esses alunos tiveram a oportunidade de ficar por três dias numa imersão de conhecimentos, dentro dessa área de inovação e de tecnologia. Agradecemos aos nossos parceiros por possibilitarem essa oportunidade. Posteriormente, esses jogos criados pelos nossos estudantes do ensino médio da rede pública serão de conhecimento público”, ressaltou Edinho. 

O secretário da Fazenda, Júlio Edstron ressaltou o trabalho realizado de forma conjunta. “Nós temos a experiência com a educação fiscal, a Seduc atende os alunos e, juntos com a utilização da tecnologia, poderemos ampliar a disseminação de conhecimento e promover de forma mais efetiva a cidadania”, frisou. 

Participantes

Também participaram do momento de homenagens, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Marcio Silveira, representantes da Receita Federal, da Escola de Gestão Fazendária do Tocantins, a superintendente de Ciência, Tecnológica e Profissional da Seduc, Cristiane Mireile Bazzo de Pina e professores e técnicos da Sefaz.