Regulamento traz regras sobre a participação e o processo seletivo. O registro do trabalho deve ser iniciado o quanto antes, pois as inscrições acontecerão entre 5 de maio e 6 de julho
A Fundação Victor Civita (FVC) já disponibilizou o regulamento para participação de professores e gestores escolares na 17ª edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 no site www.premiovc.org.br. O documento traz todas as regras e informações necessárias para que os educadores comecem a preparar os materiais para as inscrições, que estarão abertas no período entre 5 de maio e 6 de julho. O prêmio conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed.
Além do regulamento, também é possível conferir no site do Prêmio vídeos dos dez educadores que ganharam o prêmio no ano passado, com dicas práticas e focadas em explicar aos candidatos os diferenciais que fizeram seus projetos se destacarem. Além disso, o site disponibiliza mais 15 vídeos e artigos dos especialistas que escolhem os vencedores. Algumas das sugestões mais recorrentes dos selecionadores são: consultar detalhadamente o regulamento para entender exatamente o que é pedido na redação do trabalho; definir um objetivo claro para o trabalho e critérios de avaliação coerentes, pesquisar todo o site do prêmio e, principalmente registrar cada processo do trabalho por meio de fotos, vídeos, produções dos alunos e relatórios.
“O Prêmio tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular”, explica Angela Dannemann, diretora executiva da FVC. “O regulamento traz informações claras e objetivas para que os educadores possam começar a organizar o registro do seu trabalho e a posterior inscrição. Participar da premiação é muito mais simples do que parece; e o impacto positivo na carreira dos vencedores é muito grande.”
Podem se inscrever educadores das redes públicas e privadas e de escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, urbanas ou rurais de todo o território nacional. Os professores devem atuar em Educação Infantil ou no 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA), nas disciplinas de alfabetização, língua portuguesa, educação física, história, arte, língua estrangeira, ciências, matemática e geografia. Já diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais precisam estar à frente de turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo EJA).
Para selecionar os ganhadores, a Fundação Victor Civita avaliará a adequação entre os objetivos, as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas pelos alunos. No final do processo de seleção, dentre os 50 finalistas, 20 serão premiados com um tablet. Destes, 10 serão escolhidos vencedores e ganham além de uma assinatura da revista NOVA ESCOLA e um tablet, um vale presente no valor de R$ 15 mil. Os 10 Educadores Nota 10 concorrem ainda ao prêmio de Educador do Ano, no evento que será realizado dia 20 de Outubro, em São Paulo.
Sobre a Fundação Victor Civita - A Fundação Victor Civita foi criada em 1985, como uma das primeiras iniciativas brasileiras no campo social. Desde então, sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo conteúdo que auxilie na capacitação e valorização de professores e gestores e influencie políticas públicas.