Fundação Hemopa comemora um ano de sua classe hospitalar

Pará

27.04.2023

Nesta quarta feira (26), a classe hospitalar da Fundação Hemopa completa um ano. A implantação do programa foi uma parceria do Hemopa com a Seduc (Secretaria de educação), e tem como principal finalidade dar continuidade ao processo de escolarização aos pacientes que não conseguem comparecer regularmente a escola durante o período do tratamento.

O atendimento é realizado em uma sala, no segundo andar da Fundação, e as ações são coordenadas e supervisionadas por profissionais da Seduc. Durante o dia, ocorreu a celebração do “aniversário” da classe hospitalar, que contou com surpresas para os pacientes, além de brincadeiras lúdicas e educativas realizadas pela equipe da Fundação. 

Marilandia Ferreira, mãe do paciente Gilberto, de 13 anos, comentou sobre a importância do programa. “É muito importante para o meu filho, ele não pode ir para uma escola pública nem particular por conta da quantidade de pessoas. Ano passado ele veio fazer tratamento no Hemopa e a professora perguntou se ele queria estudar aqui, foi o dia mais feliz da minha vida, é muito bom saber que ele consegue fazer o tratamento e ter acesso ao estudo regularizado pela Seduc”, festejou a mãe. 

Considero o programa como um meio de apoio para que as crianças consigam fazer o tratamento bem assistidas, porque elas passam a entender que, além do tratamento, estudam e realizam atividades lúdicas, o que interfere, inclusive, na melhoria da autoestima”, destacou Deize Cavalcante, pedagoga da Classe Hospitalar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Além de captar, processar, e distribuir bolsas de sangue. Atualmente a Fundação Hemopa tem cerca de 16.500 pacientes em atendimento ativo, entre crianças, adultos e idosos.