Fulbright divulga resultado da etapa nacional do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Inglês

Aperfeiçoamento

13.05.2019

A Comissão Fulbright Brasil, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, divulgou o resultado da Etapa Nacional do processo de seleção do seu Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Inglês da rede pública, o Fulbright DAI. Ao final da seleção Nacional, sete professores foram pré-indicados para a etapa internacional. Dos sete, até cinco poderão ser selecionados para a etapa Internacional.

Veja o resultado da Etapa Nacional

Todas as candidaturas aprovadas na Etapa Nacional dos países participantes serão encaminhadas para a Fase Internacional e revisadas por um Comitê composto por especialistas em educação, em Washington, D.C. O Comitê recomendará as candidaturas para considerações finais e aprovação do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB).

Desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais de Educação, o programa é uma oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública participem de um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos com todas as despesas pagas.

Edição 2019-2020

A edição 2019-2020 do programa terá duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.

O intercâmbio nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2020 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Quais foram os requisitos para a candidatura?

– Ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio;

– Ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal;

– Dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular;

– Possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008;

–  Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês;

– Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;

– Ter proficiência em inglês ;

– Ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana;

– Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) não são elegíveis para o Fulbright DAI

Benefícios do programa DAI

– Visto de intercâmbio J-1;

– Despesas de viagem para participar de seminário de orientação pré-partida no Brasil ;

– Passagens de ida e volta para os Estados Unidos;

– Encontro para orientação na chegada aos EUA em Washington, DC;

– Custos e taxas para a participação no programa;

– Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes);

– Seguro-saúde;

– Ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas; de livros e outros materiais educacionais;

– Seminário de encerramento em Washington, D.C.; e

– Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.

Objetivos Programa de Aperfeiçoamento para Professores Inglês nos EUA:

– Fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação;

– Promover entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos;

– Desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo;

– Contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.