Fred Amancio participa de fórum que discute o futuro do emprego para o jovem

Pernambuco

13.11.2019

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, participou, nesta terça-feira (12), do fórum “O jovem para a empresa 4.0”, promovido pela Aliança NEO Brasil, iniciativa internacional liderada na América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BID LAB e pela International Youth Foundation. O evento, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife, reuniu professores, estudantes, técnicos e empresários para discutir sobre a dinâmica econômica, que cada vez mais está dominada pelo uso de tecnologias e qual o cenário que estará reservado para os jovens que estão iniciando a carreira profissional.

O programa NEO Brasil, executado no estado de Pernambuco, é produto de uma aliança público-privada coordenada pelo Instituto Aliança e integrada pelas Secretarias Estaduais de Educação e Esporte, do Trabalho, Emprego e Qualificação, da Mulher, SESI-Unindústria, SENAI-PE, Núcleo de Gestão do Porto Digital, Arcos Dourados e CESAR School, com apoio da Microsoft.

Durante o evento, a Aliança NEO Brasil apresentou uma pesquisa sobre a demanda do mercado por profissionais jovens de nível técnico no estado de Pernambuco, bem como a percepção desses enquanto empregados. “Esse evento foi criado para apresentar quais foram os desafios e quais as soluções que a gente já trabalhou e chamar os empresários para empregar esses jovens talentosos e criativos”, explicou a coordenadora geral da Aliança Neo Brasil, Neylar Lins. Ainda de acordo com Neylar, o projeto traz o sistema de qualidade como um dos principais focos.

“Nós fazemos um trabalho de avaliação nas organizações de formação e de intermediação. A partir disso, a empresa cria um plano de melhoria do ponto mais baixo para o ponto mais alto. Então, nós fizemos várias capacitações de inovação metodológica nas escolas pensando no trabalho do futuro, realizamos trabalhos de capacitação para os jovens desenvolverem habilidades socioemocionais, planejamento de projeto de vida e de carreira e preparamos as escolas para saberem lidar com as demandas do mercado, ou seja, uma série de ações para criar uma melhoria e uma integração entre o mundo educativo, o mundo do trabalho e o mundo do produtivo” acrescentou, a coordenadora.

Na ocasião, estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, localizada em Caruaru, apresentaram suas experiências baseadas na educação 3.0. Os jovens exibiram o aplicativo Green Word, que é direcionado para a área sustentável, e tem como proposta a conscientização das pessoas sobre o uso consciente da água e da energia, bem como o compartilhamento  de ideias sustentáveis. O aplicativo, inclusive, foi o vencedor da 2ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda), em 2018. Além disso, os estudantes ainda contaram suas experiências do componente curricular Projeto de Vida.

No painel sobre carreiras e sobre os desafios para os jovens nesse novo desenho da economia, a especialista em gestão de carreira e colunista da Globo News, Sofia Esteves, disse que iniciativas como essa são fundamentais para dar apoio aos os jovens. “Se eles não aproveitarem essa oportunidade, se eles não quiserem lutar por isso, ninguém vai fazer por eles. Por outro lado as empresas precisam entender que passou a época em que elas contratavam as pessoas para cumprir ordens. Hoje, todo mundo no mercado de trabalho está procurando um propósito, que é trabalhar em alguma coisa que lhe traga felicidade e não só o dinheiro. As pessoas estão em busca de algo que elas sintam que estão criando impacto e que estão construindo um mundo melhor”, comentou. 

Fred Amancio considerou o projeto como algo inovador na área educacional. “Essa iniciativa é  uma oportunidade que vai além de uma formação, um treinamento ou uma capacitação. Ela é efetivamente uma porta que abre horizontes para nossos professores, que estão se redescobrindo como profissionais por terem acesso às novas ferramentas de trabalho, mas também para os nossos estudantes”, ponderou. 

Formação – Em 2018, a Aliança NEO Brasil realizou a diplomação de educadores e multiplicadores capacitados na metodologia de ensino inovadora desenvolvida pelo CESAR School, com base no paradigma da Educação 3.0. O evento “Formar jovens para o trabalho do futuro” marcou a formação de mais de 350 educadores da rede pública de ensino, do Senai e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A iniciativa visa contemplar mais de 55 mil jovens de 107 escolas técnicas, sendo 43 ETEs, e centros de formação profissional de Pernambuco até 2020. É importante destacar que Pernambuco foi o estado pioneiro no Brasil a assinar acordo com o grupo a fim de inovar na metodologia de educação para o futuro.