Pernambuco
27.11.2020O secretário de Educação e Esportes do Estado (SEE), Fred Amancio, participou, nesta sexta-feira (27), da solenidade de entrega do novo Currículo de Pernambuco do Ensino Médio ao Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE), no Recife. O documento vai orientar o trabalho pedagógico de todas as etapas de ensino de escolas de educação básica do estado. A cerimônia aconteceu na sede do CEE e contou com a presença do presidente do Conselho, Antônio Henrique Habib Carvalho, da vice-presidente do CEE e articuladora da construção base nacional da base curricular do novo Ensino Médio, Gisele Muniz, e da secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva. A solenidade respeitou todos os protocolos de segurança sanitária e foi transmitida pelo Youtube.
O novo Currículo de Pernambuco do Ensino Médio foi elaborado com a participação de toda a comunidade escolar por meio de formações em escolas públicas e privadas de todo o estado. Nelas, educadores e estudantes criaram os textos do Currículo do Ensino Médio, que tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a elaboração do currículo, a SEE priorizou o debate com os profissionais de educação e o respeito às identidades culturais, políticas, sociais e econômicas das diferentes regiões de Pernambuco.
Com a aprovação do documento, a jornada do Ensino Médio será ampliada para 3.000 horas de curso, distribuídas em até 1.800 horas para vivência de competência e habilidades previstas na BNCC, e 1.200 horas a serem vivenciadas em Itinerários Formativos, além da promoção da integração, interdisciplinaridade e contextualização entre áreas e saberes, fortemente marcada na Base.
Na ocasião, o presidente do CEE, Antônio Henrique Habib Carvalho, assumiu o compromisso de se debruçar sobre o documento para agilizar sua aprovação. “De imediato, criaremos uma comissão para que ela possa trabalhar o mais rápido possível e dar uma resposta para que esse documento ele seja implementado de acordo com a necessidade que o estado de Pernambuco precisa”, ponderou.
De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, o novo Currículo de Pernambuco visa a educação como um direito humano e busca o fortalecimento de uma sociedade democrática, igualitária e socialmente justa. Durante sua apresentação, a professora ainda destacou a importância da participação dos professores na construção do documento. “Estamos muito felizes de estar entregando neste momento o fruto de um longo período de discussão coletiva com os professores do estado de Pernambuco. Contamos com a participação de um time de professores que tiveram a oportunidade, além da consulta pública, de estar participando de forma online dos seminários durante o isolamento social”, considerou.
“Acredito que esse percurso é muito importante de ser salientado porque mostra essa raiz pernambucana de fazermos uma gestão democrática de documentos curriculares, que a gente sabe que é um território de tensão, pois ele traz saberes, divisão de mundo, propostas para a sociedade, e isso é muito importante ser discutido com os professores”, acrescentou.
“É com muita satisfação no dia de hoje que entregamos ao Conselho Estadual de Educação a nossa proposta do novo currículo para o Ensino Médio em Pernambuco. Este currículo é baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já nas novas diretrizes editadas pelo Conselho Nacional da Educação e também na própria lei do novo ensino médio. Ele representa um passo importante na implementação do novo ensino médio, e foi um trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano com a participação de muitas pessoas, várias instituições, professores e estudantes, que contribuíram em todo o processo. Ficamos muito contentes e satisfeitos”, finalizou o secretário Fred Amancio.