Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Tocantins se reúne em Palmas

Tocantins

09.08.2023

Os membros do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Tocantins (Fepad/TO) se reuniram nesta quarta-feira, dia 9, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para discutir políticas de formação continuada para profissionais da educação do Estado do Tocantins. Esta foi a 35ª Reunião Ordinária.

No evento, o presidente do Fepad foi representado por sua suplente, Katia Gomes, que conduziu o debate. Participantes incluíram representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins, da secretária executiva do Fórum, do titular do Conselho Estadual de Educação do Estado do Tocantins, do titular da Universidade Federal do Tocantins, do suplente da Universidade Estadual do Tocantins e do suplente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

Entre os temas debatidos destacaram-se o Instrumento de Diagnóstico da Demanda de Formação da rede estadual, o investimento da rede em pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), o número de concessões de afastamento para mestrado e doutorado, o relato de experiência da visita da equipe técnica da Seduc aos Centros de Formação do Ceará e Paraná, o Seminário Fepad e a composição dos Grupos de Trabalho de Formação Inicial e Continuada.

Durante a discussão, os membros ponderaram sobre a política de escolha de cursos a serem ofertados aos profissionais de educação, com o objetivo de atender às demandas de cada região de acordo com suas necessidades.

Denise Lima de Oliveira, representante do Conselho Estadual de Educação do Tocantins e membro do Fepad, comentou sobre a importância de escolher os cursos de acordo com as demandas. "É necessário oferecer cursos que atendam às demandas do mercado de trabalho, levando em consideração os salários e as carreiras previstas nos planos da Secretaria da Educação", destacou.

A secretária executiva do Fepad, Gisele Cristine Rodrigues, comentou sobre a importância da oferta de cursos aos profissionais de educação e das parcerias do Estado com as instituições. "Temos interesse em formar parcerias com instituições de ensino superior para formação continuada, inclusive com empresas do terceiro setor, e assim termos uma formação que atenda às características específicas do Território do Tocantins, beneficiando todos os profissionais que trabalham com educação", destacou.

Katia Gomes, suplente do presidente do Fepad, destacou a importância da participação das instituições no debate. “Cada membro traz seu ponto de vista sobre a educação no Território do Tocantins e como a qualidade dessa educação pode ser melhorada, por meio da promoção de cursos de formação em diversos níveis e formatos atendendo a todos os públicos, e assim garantir uma educação que inclua a todos”, ponderou.

A proposta da formação dever ter foco: aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes; Tripé: currículo avaliação, formação continuada; Eixo estratégico: fortalecimento da prática pedagógica; Formação específica: etapas de ensino e componente curricular.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins