Fórum Estadual do Pará discute trajetórias e perspectivas nos 15 anos do Programa Saúde na Escola

Pará

21.03.2023

Iniciativas de saúde desenvolvidas com estudantes da rede pública estão entre os assuntos debatidos no I Fórum Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), cujo tema é “15 anos de PSE no Estado do Pará: trajetórias, estratégias, metodologias e perspectivas”, realizado nos dias 20 e 21 (segunda e terça-feira), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em Belém.

Realizado pela Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e pela Coordenação de Saúde do Adolescente e Jovem (Cesaj), da Sespa, o evento reúne profissionais de saúde e educação para debater os rumos do PSE para estudantes de Belém, Ananindeua, Benevides e Santa Bárbara do Pará - municípios da Região Metropolitana de Belém. No decorrer de 2023 ocorrerão outros fóruns com abrangência das demais regiões de Integração do Estado.

Durante os dois dias de atividades haverá discussões sobre os 13 temas trabalhados pelo PSE na rotina estudantil, como saúde ocular, auditiva e bucal; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde sexual e reprodutiva, com prevenção de infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); saúde ambiental, incluindo combate à dengue; promoção da cultura de paz e direitos humanos; alimentação saudável e combate à obesidade; promoção de atividades físicas; combate à Covid-19 e prevenção das violências e de acidentes. 

O PSE inclui ainda o acompanhamento das carteiras de vacinação e a iniciativa de vacinação em unidades de ensino. As atividades são realizadas em parceria entre as escolas e as unidades básicas de Saúde (UBSs) de cada município. “Levar temáticas de saúde para dentro das escolas é fundamental para promover o bem-estar das crianças e dos adolescentes, além de evitar doenças a longo prazo”, explica Syane Costa, técnica da Coordenação Estadual Saúde do Adolescente e Jovem da Sespa. 

Premiação - Na programação do Fórum são apresentadas experiências municipais de sucesso, e concedida a premiação de Honra ao Mérito aos municípios com melhor desempenho no ciclo 2021-2022, conforme monitoramento do Ministério da Saúde, criador do programa. 

No evento serão disponibilizados outros temas, além dos 13 usuais do PSE, para qualificar os participantes na aplicação dos conteúdos nas escolas, conforme recomendam a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de promover a visibilidade do PSE nos municípios. 

As ações planejadas devem também levar em consideração as peculiaridades das unidades escolares e da comunidade, observando o contexto social, a fim de estimular e garantir um ambiente escolar saudável por meio das estratégias adotadas.

A integração entre os profissionais das duas áreas é ressaltada pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho. “O PSE é um trabalho conjunto. Ações pedagógicas também têm se focado em assuntos relacionados à saúde, como atividades relacionadas à alimentação saudável e aos projetos de cultura de paz nas escolas”, informou.