Fórum estadual discute novas metas para a formação continuada de professores

Amapá

25.02.2015

Integrantes do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad/AP) reuniram-se nesta sexta-feira, 20, no auditório do Conselho Estadual de Educação (CEE), para discutir novas metas de formação continuada para educadores e avaliar o desenvolvimento do Programa Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Parfor).

Este é o primeiro encontro apresentado pelo Fórum e é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.

Segundo a coordenadora geral do Parfor da Ueap, Marineide Almeida, o principal objetivo é avançar na melhoria da formação continuada de professores. Ela explica que existem duas modalidades para a formação que são graduação de primeira licenciatura e graduação de segunda licenciatura que são cursos ofertados no período de férias dos docentes.

"O diferencial é que estamos apostando e trabalhando dentro das especializações em nível de mestrado e doutorado e pós doc via as instituições de ensino do estado, federal e o Instituto Federal do Amapá. A novidade é a parceria com as instituições de ensino privado, tudo pensado para dar mais qualidade a formação", declarou.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, o fórum é um espaço amplo de discussões e investimentos na formação continuada dos professores e faz parte do compromisso com a política educacional do Amapá.

"Há uma necessidade de articulação diária e permanente envolvendo todos os membros do Fórum para que se defina a política de formação no Estado. E em nosso entendimento a Seed inicia a coordenação no Estado, contudo, temos que estar todos ligados no mesmo objetivo", afirmou.

Na oportunidade, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) anunciou as áreas de qualificação dos professores que já estarão disponíveis para o primeiro e segundo semestres, dependo do curso escolhido pelo profissional.

Os cursos ofertados são partes online e presencial e corresponde à formação de bacharelado em administração pública, Licenciatura em sociologia, licenciatura em filosofia, especialização no Ensino da Matemática e especialização em docência para educação penitenciária.

Posse

Durante o evento, Conceição Medeiros foi empossada como nova presidente do fórum. O mandato é inato ao cargo de secretário, o vice-presidente pertence ao Núcleo de Formação Continuada do Governo, Gilvando Araújo. Ao todo são 28 conselheiros, de diversas instituições, como por exemplo, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Conselhos de Educação, Instituto Federal do Amapá (Ifap) e demais.