Fórum do Ensino Médio debate sobre políticas e programas federais

Ensino Médio

18.06.2015

Gestores responsáveis pelo Ensino Médio das Secretarias Estaduais de Educação, estão reunidos na sede Conselho Nacional de Secretários da Educação – Consed, nesta quarta-feira, 17/06 e nos dias 18 e 19 de junho, em Brasília, para a I Reunião Técnica do Fórum do Ensino Médio - 2015. Na abertura, a atividade contou com a participação da secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa.

A secretária executiva do Consed ressaltou, durante a abertura do evento, a definição de “uma agenda política definida pelo Fórum de Secretários de Educação, alinhada ao PNE, para o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira”, com os seguintes eixos prioritários: A definição da Base Nacional Comum; O Financiamento da Educação Brasileira; O debate sobre os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; O foco na Gestão Escolar e a Reformulação do Ensino Médio.

Durante o primeiro dia da reunião, o foco foram as políticas e programas para o Ensino Médio, especialmente o PROEMI E PNEM, os técnicos assistiram exposições realizadas pelos técnicos do Ministério da Educação – MEC, Adriana Andrés e Ricardo Cardozo, da coordenação Geral de Ensino Médio-SEB/MEC e coordenadora de Formação Continuada de Professores-SEB/MEC, Mirna França da Silva de Araújo.

O I encontro do Fórum do Ensino Médio terá a seguinte dinâmica: debates sobre temas específicos e construção de propostas a partir das experiências de Ensino Médio com êxito dos estados como por exemplo a Educação Integral, em Pernambuco e Goiás; a Educação Técnica Profissional, no Ceará e Bahia; o Currículo, nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina; o Ensino Médio Noturno, nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo e o Ensino Médio Regular, com as experiências do Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Base Nacional Comum – BNC

Na abertura do segundo dia de encontro (18/06), os técnicos tiveram a exposição do secretário da Educação Básica do MEC, Manuel Palácios, sobre a Base Nacional Comum – BNC. O secretário ressaltou a importância da articulação entre União, Estados e Municípios por meio de um pacto para a consolidação de uma Base Nacional Comum Curricular para a educação brasileira.

Para ele serão necessários a conjunção de esforços para a identificação de “itinerários formativos e estabelecer uma flexibilidade na definição de diferentes currículos” e para isso, Palácios ressaltou que “um fórum específico sobre o BNC é uma ferramenta que irá contribuir e muito para uma melhor participação e construção colaborativa”, disse.

Segundo o secretário da Educação Básica o trabalho neste momento é identificar semelhanças e referências. Palácios pontuou que em síntese a Base Nacional Comum - BNC “irá especificar os objetivos de aprendizagem, por componente curricular, como também estabelecer os parâmetros docentes que estarão alinhados a BNC”.

Educação Financeira - O evento ainda terá continuidade no dia 18, no período da tarde, e durante todo o dia 19, na sede do Banco Central, com a apresentação do Programa Educação Financeira nas Escolas, realizada pelo representante da AEF-Brasil, Yael Sandberg, que falará sobre Projeto piloto e formato da Disseminação.

Nos dois dias, os técnicos contarão com exposições sobre a importância da formação de hábitos, comportamentos e atitudes para uma vida financeira saudável e o estudo de caso - O que podemos aprender com o estado de Tocantins: Compartilhando uma experiência exitosa do Programa.

Grupo Executivo do Fórum do Ensino Médio – Na oportunidade, foram definidos os nomes dos representantes estaduais que farão parte do grupo executivo do Fórum. Este grupo terá o papel de coordenar as ações técnicas e operacionalizar as demandas do Eixo Prioritário, fazendo a ponte entre os representantes estaduais e o secretário-coordenador do eixo, além da interlocução com a Secretaria Executiva do Consed. Para a secretária executiva do Conselho, Nilce Rosa da Costa, “o grupo facilitará a interface entre os técnicos e dinamizará à troca de informações e comunicação do grupo”.

O grupo executivo contará com uma secretária executiva, a professora Vera Lúcia Lima, diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Educação do Amazonas. Ela ficará encarregada da articulação entre o grupo executivo e o secretário-coordenador do eixo, o secretário do Amazonas Rossieli Soares da Silva.

O grupo executivo contará ainda com um representante de cada região, exceto para as regiões Norte e Nordeste que terão dois representantes, sendo Maria José Fernandes dos Reis Fink (RS) pela região Sul; Daniela Carvalho de Paulo Silva (RJ) pela região Sudeste; Ana Donisete de Oliveira (AM) e Clara Lúcia Araújo Yunes (PA) pela região Norte; Raquel Francicleide de Queiroz Fidelis (PE) e Eliana Maria Pereira (MA) representando a região Nordeste e Wisley Pereira (GO) pela região Centro-Oeste. Eles terão o papel de acelerar os desdobramentos das demandas propostas pelos coordenadores estaduais e pelo secretário-coordenador do eixo prioritário - Reformulação do Ensino Médio.

O Fórum do Ensino Médio – Eixo prioritário do Consed - O Fórum foi criado pelo Consed para discussão e assessoria técnica nas discussões relativas ao Ensino Médio, na interlocução com o MEC e outros órgãos afetos às políticas, programas e projetos do segmento. Foi definido que o Fórum se reunirá a cada bimestre com o objetivo principal de alinhar propostas e formar um discurso comum em relação às melhorias do Ensino Médio no Brasil. Além de proporcionar a troca de experiências entre os diversos estados, a discussão e avaliação dos avanços ocorridos no ensino médio nacional, bem como as dificuldades detectadas atualmente.