Fórum de Educação da Paraíba e Fórum de Apoio à Formação Docente se reúnem em João Pessoa

Paraíba

17.09.2015

Cerca de 450 educadores se reuniram durante esta quinta-feira (17) no V Encontro do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEEPB) e II Encontro do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad-PB). O evento ocorreu no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, com o objetivo de discutir as políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade social da educação, com foco na agenda do Sistema Nacional de Educação, implementação dos Planos de Educação e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), para Formação Inicial e Continuada dos Docentes, assim como na construção da Base Nacional Comum Curricular.

Estiveram presentes conselheiros de educação, secretários municipais de educação, estudantes, professores e gestores da Educação Básica das redes pública e particular e do Ensino Superior, representante da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), gerentes e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE), representantes das entidades sindicais dos trabalhadores em Educação do Estado (Sintep e APLP), representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Paraíba (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

A secretária executiva de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, ressaltou a importância do encontro, no sentido de fomentar e discutir ações para colocar em pauta a questão da educação. “Não é fácil pensar o sistema nacional de educação, são muitas realidades e especificidades. No entanto, esta discussão representa um grande avanço, todos podem se posicionar para que possamos construir, juntos, a base nacional comum”, completou Roziane.

Na primeira mesa redonda, a diretora da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), Flávia Maria de Barros Nogueira, abordou a “Implementação dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação e o Sistema Nacional de Educação”. E na segunda mesa, o representante do Conselho Nacional de Educação da Universidade Federal de Goiás Luiz Fernandes Dourado fez exposição do tema “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular”. O debate contou com a participação da secretária executiva Pedagógica da SEE Roziane Marinho.

hhttp://paraiba.pb.gov.br/forum-de-educacao-da-paraiba-e-forum-de-apoio-a-formacao-docente-se-reunem-em-joao-pessoa/