Fórum de dirigentes municipais ratifica proposta do Pacto pela Educação do Pará

Pará

12.04.2017

A integração dos gestores municipais com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc),  por meio da troca de experiências e discussões de metodologias pedagógicas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem nas cidades paraenses, foi o tema predominante na abertura do Fórum Estadual Ordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime PA), nesta terça-feira (11), no Hangar. No contexto de que somente com a parceria entre o Governo Estadual e as prefeituras municipais  é possível se avançar no setor educacional, a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, destacou ser essa a proposta colocada em prática, desde 2013, pelo Pacto pela Educação do Pará, reunindo o Governo do Estado, prefeituras municipais e parceiros. O Pacto tem concretizado resultados positivos como a elevação da educação paraense da 26ª posição para a 22ª  no Índice Nacional da Educação Básica (Ideb 215) e melhora da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.

“Comemoramos não apenas a elevação no Ideb, mas, sobretudo, a união de todos no Estado fazendo com que o Pará melhorasse sua posição”, salientou. A secretária Ana Claudia destacou concordar com o presidente da Undime Nacional, Alécio Costa, quando afirmou no evento  que depois do prefeito a pessoa mais importante na gestão do município é o secretário municipal de Educação, pela capilaridade do setor, agregando cidadãos em ações e campanhas, inclusive, intersetoriais  de governo.

O papel social do titular da Pasta da Educação foi enfatizado pela titular da Seduc. “Aqui, no Estado, nós educadores atendemos a 2 milhões de alunos, e além do aspecto pedagógico em si temos de lidar com assuntos de infraestrutura física de escolas, transporte, alimentação, funcionários e segurança. Ser secretário de Educação, em qualquer esfera de governo, é ter convicção de que se deve atuar como servidor público 24 horas por dia, buscando por meio da criatividade e da inovação uma educação de qualidade para o nosso Estado”.

Ana Claudia orientou os participantes do evento, em especial os novos secretários municipais de Educação que iniciam sua gestão, a aproveitarem a oportunidade de assimilar conceitos e práticas acerca de matérias afetas à gestão pública educacional, e não aceitarem propostas mirabolantes de terceiros para solucionar problemas e entraves do setor educacional. Colocou  a Seduc à disposição dos gestores municipais. Ela defendeu a capacitação permanente de funcionários municipais para o desenvolvimento de projetos e ações no setor.

Aperfeiçoamento -  Com o tema “Dirigente Municipal de Educação: construindo uma gestão com colaboração e inovação”, o Fórum tem programação estendendo-se até esta quarta-feira(12). O evento reúne prefeitos e secretários municipais de Educação

Segundo Aclécio Costa, presidente da Undime Nacional, os secretários municipais de Educação necessitam ter um diálogo aberto e franco com os prefeitos, objetivando  a superação de dificuldades para o funcionamento das redes de ensino.

Os participantes do Fórum foram saudados pelo presidente da Undime PA, Onilson Carvalho. Ele observou que o conjunto de secretários municipais de Educação no Estado foi renovado em 70%. Daí a proposta da Undime PA de congregar a todos na bandeira do fortalecimento da educação.

Como representante do Conselho Estadual de Educação (CEE), José Roberto Silva, secretário adjunto de Ensino da Seduc, externou a disposição da entidade em orientar os gestores municipais a constituir conselhos e  a dirimir dúvidas sobre trâmite de processos  e cumprimento de legislação do setor educacional em vigor.

Andréa Saar, coordenadora geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino/FNDE, e Vânia Castro, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE-MEC),  orientaram os secretários municipais acerca de ações educativas e, em particular, sobre os planos municipais de Educação. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado (Famep), José Azevedo Leão, enfatizou a intenção da entidade em contribuir com as ações dos secretários municipais de Educação.



Texto:Eduardo Rocha

Fotos:Eliseu Dias