Roraima
23.09.2020Na tarde desta terça-feira, 22, a secretária de Educação e Desporto de Roraima, Leila Perussolo, e o secretário adjunto de Educação Básica, Semaias Alexandre, participaram da Reunião das Câmaras Setoriais Educação e Tecnologia no âmbito do 21° Fórum dos Governadores do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.
Acompanhados das servidoras da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e técnicas focais da Câmara de Educação, Isabel da Costa Lima e Rosalete Saldanha, os secretários discutiram sobre o Projeto de Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa e a importância do fortalecimento do regime de colaboração entre estados e municípios.
A secretária Leila apresentou o projeto destacando as ações práticas que devem ocorrer para a sua implementação, entre elas, levantamento de custos, identificação do nível de aprendizagem dos alunos, apresentação do projeto para os municípios para que possam fazer ajustes de acordo com a realidade de cada território (população indígena, ribeirinha, quilombolas), a elaboração do Termo de Adesão dos Municípios, definição de medidas para destravar pontos críticos, potencialização das parcerias intersetoriais, realização de busca ativa de estudantes, entre outros.
Todas as ações buscam alcançar o objetivo principal do projeto, que é promover a alfabetização e a aprendizagem na idade certa de todas as crianças do território da Amazônia Legal. Para tanto, quatro eixos principais devem dar sustentação ao projeto: formação continuada de profissionais, monitoramento e avaliação, recursos didático-pedagógicos e tecnológicos e infraestrutura.
“Para alcançarmos o objetivo proposto é necessário investir na formação continuada dos profissionais da educação da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e fortalecer o regime de colaboração entre estados e municípios que compõem o Consórcio da Amazônia Legal. Desta forma, vamos contribuir efetivamente para que todas as crianças aprendam a ler e escrever em idade apropriada, evitando no futuro o abandono escolar ou a distorção idade-série”, destacou Leila Perussolo.
A técnica focal Isabel da Costa Lima destacou que o projeto está voltado para a efetiva aprendizagem, com letramento e numeramento, e busca evitar a necessidade de reforço escolar, evasão e reprovação. “As crianças terão a capacidade de fazer leitura, entender, interpretar e resolver situações. A Língua Portuguesa e a Matemática serão o foco”, disse.
CONSÓRCIO AMAZÔNIA LEGAL – O Consórcio Interestadual da Amazônia Legal é formado por nove estados (Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Tocantins e Belém) e 774 municípios. Foi criado para discutir os problemas e encontrar soluções e alternativas para questões comuns a todos os entes federativos.
Para discussão das questões, são realizados os fóruns e os temas são debatidos em câmaras específicas, como educação, tecnologia, planejamento e gestão estratégica, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, saúde, segurança pública, comunicação pública, além de gestão fiscal e tributária.