Fortalecimento da educação é discutido na Diretoria Regional de Educação de Paraíso com municípios do Vale do Araguaia

Tocantins

29.05.2023

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso, realizou, na sexta-feira, 26, uma reunião com secretários municipais de Educação de 13 municípios da região do Vale do Araguaia. O objetivo da ação é potencializar o processo de ensino e aprendizagem no Tocantins. Durante o evento, foi incentivada a adesão dos municípios participantes da reunião ao Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e ICMS Educacional. 

Além dos secretários de Educação, participaram da reunião o prefeito de Marianópolis, Isaias Piagem; a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Markes Cristiana Oliveira; a superintendente de Finanças da Seduc, Morgana Gomes; o diretor Regional de Educação de Paraíso Neivon Bezerra de Sousa, acompanhado de sua equipe técnica.

Os secretários de Educação dos municípios de Paraíso, Vanderley José de Oliveira; e Mara Andreia Prediger, de Marianópolis, compartilharam experiências, ações e projetos de sucesso em suas redes. As trocas de experiências representaram estreitamento de laços profissionais, bem como a evolução da aprendizagem, na utilização de estratégias e cumprimentos de metas que contribuíram para a melhoria da educação.

A chefe de Gabinete da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, explicou sobre Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). “O PROFE consiste em uma política pública colaborativa entre as redes públicas de ensino do Estado do Tocantins. Ele é trabalho em conjunto entre o Estado e os munícipios, tendo como finalidade melhorar os processos educacionais e qualificar a aprendizagem dos estudantes”, pontuou Markes.

Para a superintendente de Finanças da Seduc, Morgana Gomes, apontou como ponto importante o ICMS Educacional. “O ICMS Educacional é um recurso que será destinado como uma bonificação aos municípios que se destacarem nas avaliações da educação. Portando, os municípios precisam investir no ICMS Educacional, que preveem uma melhora na educação, só assim receberão mais dinheiro”, destacou.

O diretor regional de Educação Neivon Bezerra de Sousa, destaca que a reunião de trabalho foi muito proveitosa, e reforçou junto aos secretários municipais que a Educação do Tocantins é uma só. “A educação é pautada na parceria com os demais setores e secretarias dos municípios, colocamos a DRE Paraíso a disposição afim de melhorarmos e elevarmos as oportunidades do processo ensino-aprendizado, bem como apresentar resultados satisfatórios na aprendizagem”, finalizou o gestor. 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins/com informações de Ana Paula Gomes