Tocantins
17.12.2024Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da rede estadual, de Tocantinópolis, celebraram a conclusão dessa etapa acadêmica em uma cerimônia de formatura realizada na última sexta-feira, 13. O evento reuniu formandos do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito e da Escola Estadual Paroquial Cristo Rei.
No Colégio Estadual Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito, os estudantes comemoraram a conclusão do Curso Técnico em Controle Ambiental, formação voltada à gestão e preservação ambiental. Já na Escola Estadual Paroquial Cristo Rei, os alunos da primeira turma celebraram a conclusão do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, que capacitam profissionais para atuar na prevenção de acidentes e promoção de ambientes laborais seguros.
O evento contou com a presença de familiares, professores, gestores e representantes da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis, que ressaltaram a relevância da educação técnica integrada ao ensino médio. A cerimônia foi marcada por discursos emocionantes e palavras de incentivo aos formandos.
Representando a SRE, a supervisora escolar Thátila Ferreira parabenizou os formandos e destacou o impacto transformador da educação técnica. “Este diploma é o início de uma trajetória de sucesso. Levem consigo o conhecimento adquirido e a confiança para realizar grandes feitos”, finalizou.
Curso Técnico em Controle Ambiental
Durante a solenidade de formatura do curso técnico em Controle Ambiental, José Tiago Sousa Cardoso, um dos concluintes, destacou a emoção do momento e o compromisso assumido pelos formandos com a sustentabilidade.
“Chegar à formatura é um momento de muita emoção e conquista. Durante o curso enfrentamos desafios, aprendemos a importância de cuidar do meio ambiente e nos tornamos agentes de transformação. Hoje, [13] concluímos não apenas uma etapa, mas também reforçamos nosso compromisso com a preservação e a sustentabilidade. Essa formação nos preparou para contribuir com soluções reais, respeitando os saberes locais e aplicando o conhecimento técnico para proteger o planeta”, declarou.
A coordenadora Emanuelle Angélica Silva Cavalcante destacou o esforço dos estudantes e o compromisso com a sustentabilidade.
“Hoje, [13] celebramos não apenas o encerramento de uma etapa, mas o início de uma nova jornada. Vocês enfrentaram desafios com garra e determinação, tornando-se exemplos de resiliência. Quero expressar nossa gratidão aos pais, professores e servidores pelo apoio incondicional. Que esta conquista seja apenas o início de uma vida repleta de realizações e compromisso com o meio ambiente”, disse.
Emanuelle também celebrou a conquista do Prêmio Escola que Transforma com o projeto "Reflorestar é Mais do que Plantar Árvores", que reforça o protagonismo da comunidade escolar em ações sustentáveis.
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Concluinte do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, a estudante Gabriela Alves Duarte Souza, destaca sua gratidão aos professores que a acompanharam durante o ensino médio. "Minha motivação para estudar sempre foi deixar meus pais orgulhosos e receber os certificados de aluna destaque da escola, e tudo isso se deu graças aos professores que me ensinaram muito", relatou.
Vaneça Alves, diretora da Escola Estadual Paroquial Cristo Rei, exaltou a preparação dos formandos para o mercado de trabalho, destacando a excelência dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos. “Nossos estudantes estão prontos para enfrentar os desafios profissionais, munidos de conhecimentos que farão a diferença em suas carreiras e na sociedade”, concluiu.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins