Formações do Mais Aprendizagem no Piauí chegam a 110 mil acessos em 2021

Formação de Professores

12.08.2021

Com o objetivo de fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede pública estadual de ensino, por meio de oficinas com formações destinadas aos professores, o programa Mais Aprendizagem atingiu no primeiro semestre de 2021 a marca dos 110 mil acessos. As formações são transmitidas pelo Canal Educação, às segundas e terças-feiras, no horário das 16 horas.

Com o propósito de levar o professor a refletir sobre o novo cenário educacional e capacitá-los para as novas formas de ensino e aprendizagem, o programa vem realizando formações virtuais desde maio de 2020 devido à pandemia de Covid-19. Temas como Avaliação no ensino remoto; Desafios da educação inclusiva; Trilha de aprendizagem; Vínculo professor aluno; Ensino híbrido; Competências socioemocionais, entre outros, foram abordados nesses momentos, com uma média de seis mil acessos por tema, como explica a coordenadora das formações, Márcia Damasceno.

"Encerramos o primeiro semestre 2021 com a oficina de devolutiva, quando apresentamos esse resultado aos professores da rede, aos gestores, técnicos e todos que participam das formações. Apresentamos um painel da participação por gerência regional e por fim fizemos encaminhamentos, como a proposta de fazer oficinas itinerantes do Mais Aprendizagem, por todo o Piauí, oficinas práticas de Português e Matemática, oficina sobre avaliações externas da rede, roda de conversa entre as regionais de Teresina, com as próximas formações devendo acontecer de forma presencial", relata a coordenadora Márcia.

As formações buscam, por meio da estratégia de multiplicação e repetição de processos, replicar o trabalho referenciado de professores das regionais de educação para os demais profissionais da rede por meio da Mediação Tecnológica.