Formação sobre o Novo Ensino Médio em Santa Catarina certifica mais de 5 mil professores

Santa Catarina

21.03.2022

O curso de formação continuada oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para a implementação do Novo Ensino Médio em Santa Catarina foi encerrado na última segunda-feira, 14. A formação, que foi disponibilizada em duas turmas e oferecida de forma remota, certificou 5.423 professores de todas as 711 escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino em 2022.

O curso teve como objetivo orientar profissionais de educação sobre o novo Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense, publicado oficialmente no último dia 24 de fevereiro. Com carga horária mínima de 20 horas, a formação foi dividida em duas partes: a Programação Geral (16 horas) e um aprofundamento sobre o Novo Ensino Médio (4 horas).

As atividades do curso eram voltadas para gestores, assessores de direção, professores e especialistas de escolas de Ensino Médio em toda Santa Catarina, além de supervisores e integradores de ensino das Coordenadorias Regionais de Educação. Para serem certificados, os profissionais assistiram às 20 horas de formação e atingiram aproveitamento superior a 60% na avaliação final do curso.

Da primeira turma da formação, oferecida entre 10 de novembro e 15 de dezembro de 2021, 3.730 profissionais foram certificados. Já na segunda turma, que teve início em dezembro e foi encerrada no último dia 14 de março, mais 1.693 profissionais foram aprovados. Os certificados poderão ser consultados no portal SIGRH em breve.

Nas próximas semanas, a SED dará início a um novo curso de formação sobre o Novo Ensino Médio para profissionais de Educação do Estado, com conteúdos de aprofundamento teórico e metodológico sobre o tema. A iniciativa, que também terá carga horária de 20 horas e será oferecida em uma plataforma online, não terá limite de cursistas.

Capacitação de formadores e professores do Novo Ensino Médio

A partir do próximo dia 28 de março, a SED, em parceria com o Instituto Iungo, dará início a um percurso formativo sobre os componentes curriculares eletivos, uma das novidades do Novo Ensino Médio. Nesta data, participarão de um encontro virtual os responsáveis pela gestão da formação, os responsáveis pedagógicos da formação e os coordenadores do Novo Ensino Médio nas Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina.

No encontro, será apresentado o Plano do Curso de Formação de Formadores e Professores do Novo Ensino Médio. Ao longo do primeiro semestre, o curso de capacitação sobre os componentes curriculares eletivos terá carga horária de 60 horas para os formadores e 30 horas para professores da rede estadual. A partir de julho, um novo curso relacionado ao projeto de vida e as trilhas de aprofundamento também será oferecido.