BNCC
19.11.2019A Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – Seccional Goiás realizaram nesta segunda-feira (18/11), na Faculdade Delta, em Goiânia, encontro presencial com 250 professores das equipes técnicas da Seduc e de secretarias municipais educação.
O evento marcou o início da formação de professores, diretores e coordenadores pedagógicos sobre o Documento Curricular para Goiás – Ampliado da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A capacitação segue até abril de 2020.
No evento desta segunda-feira, a Seduc e a Undime reuniu-se com representantes de 25 regionais: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Ceres, Goiás, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Inhumas, Iporá, Itaberaí, Itapaci, Itapuranga, Jussara, Luziânia, Morrinhos, Novo Gama, Palmeira de Goiás, Piracanjuba, Piranhas, Pires do Rio, Rubiataba, São Luís dos Montes Belos, Silvânia e Trindade.
Outros 100 profissionais, das 14 regionais restantes, serão formados em encontros presenciais em Catalão, Formosa, Jataí, Uuraçu, São Miguel do Araguaia e Campos Belos.
A preparação da rede pública de ensino para a implantação do novo currículo, que deve acontecer nas escolas a partir do ano que vem, inclui três módulos de formação, com encontros presenciais e atividades não presenciais. A capacitação dos profissionais de educação faz parte do Ciclo II do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC).
A formação está ocorrendo na perspectiva de cascateamento: a Equipe Central de Formação (Seduc e Undime) vai formar as Equipe Regionais de Formação, que vão formar os diretores e coordenadores pedagógicos das suas regiões. Esses, por suas vezes, vão capacitar os professores de suas unidades escolares.
Ao todo, a capacitação das Equipes Regionais de Formação terá uma carga horária de 60 horas. Em cada módulo, as Equipes Regionais de Formação receberão o treinamento primeiro e repassarão as informações, em data posterior, para os diretores e coordenadores pedagógicos. Em seguida, os diretores e coordenadores vão capacitar os professores.
Os temas discutidos serão os fundamentos e a estrutura do Documento Curricular para Goiás – Ampliado; as mudanças na prática pedagógica do professor; o planejamento da prática pedagógica a partir de competências e habilidades (Ensino Fundamental) ou objetivos de aprendizagens e desenvolvimento (Educação Infantil), e a integração de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades pedagógicas, sequências didáticas e projetos investigativos.